Guia definitivo para você estudar sozinho

123
views

Estudar sozinho não é uma tarefa fácil, a gente até tenta se planejar para começar a por tudo em ordem, mas aí vem a procrastinação, vários fatores externos e o pior: o medo.

Sim, o medo de não entender a matéria ou entender completamente errado, pode acabar com qualquer planejamento e boa intenção que tenhamos para estudar. Mas fique tranquilo, elaboramos esse guia para você largar de vez esse medo real e começar a estudar sozinho como um profissional.

1. Seja positivo sempre

Você já ouviu dizer que pensamentos são poderosos? Então, não adianta nada encher a cabeça de negatividade antes mesmo de começar. Então não se sabote. Afaste da mente aqueles pensamentos de que estudar é algo chato e que você vai se entediar fácil.

Foque no fato de que estudar é importante não só para seu objetivo atual, seja ele qual for, mas para a vida inteira. É o tipo de coisa que sempre terá valor e que ninguém poderá tirar de você, além de te dar grandes oportunidades.

2. Organização é tudo

-PUBLICIDADE-

É sempre bom repetir que ser organizado é muito importante na sua rotina de estudos. Aqui no blog do Zé tem vários post falando sobre diversos métodos de organização. Porém, mais importante que ter uma boa organização é respeitar os seus horários, não adianta nada tentar aquele planner super descolado da internet. Então respeite os seus horários e o mais importante, evite aquela escapadinha da aula.

3. Pausas programadas

Batemos nessa tecla em diversos posts aqui no blog, não adianta estudar horas e mais horas sem dar intervalos. Seu corpo e principalmente seu cérebro precisam de uma pausa para absorver tudo aquilo que você tá tentando aprender. Utilize técnicas, como a Pomodoro, ou aproveite para fazer um chá, brincar com seu pet, fazer alguma atividade.

Descubra: Aprenda como usar flashcards para memorizar melhor

4. Escolha o ambiente certo

Concentração é uma coisa fácil de perder, há vários fatores externos que podem mandar ela para bem longe. Mas se engana quem acha que só um lugar quieto e calmo é um lugar ideal para estudar. Tem pessoas que ficam mais ativas em cafés com gente envolta por exemplo.
Nossa dica é, fuja de lugares extremamente confortáveis (tipo a sua cama), com certeza se você ficar 100% confortável a chance é grande de você dormir ou se entediar.

5. Limpe sua mente

Ainda sobre concentração, toda vez que for estudar comece respirando bem fundo e deixando sua cabeça em branco. Na sua mesa de estudos não há boletos, nem crushs e os memes nunca nem vimos.
Qualquer coisa supérflua ou problemas podem esperar, aquele é o seu momento de estudar e muitas vezes é esse momentos que faram os outros muito mais fáceis, né?

6. Saco vazio não para em pé

Esperamos que a sua garrafinha de água seja mais inseparável que sua bestie, ok? Mas além dela, é preciso fazer aquele lanche para manter corpo e cérebro bem alimentados.

Descubra: 11 dicas infalíveis para estudar melhor

Tenha sempre algo na sua mesa para fazer uma boquinha, e precisamos dizer que precisa ser saudável? Mas calminha aí, você pode ter de lanchinho um bom chocolate meio amargo por exemplo, ou algumas nózes e frutas.

Imagina aquele tempinho de estudo sendo bem mais legal com uma saladinha de fruta (tá a gente deixa rolar um creme de leite).

7. Xô preguiça!

Ler em voz alta ajuda muito na memorização, a gente sabe, mas não fique só nisso. Anote aqueles insights que aparecem no meio do estudo, assim como os pontos importantes.

Raramente quando a gente só lê, a gente aprende de uma forma definitiva.

Então faça anotações, leia em voz alta e se possível finja que você é uma studygram e finja que tá gravando um storie para ensinar outras pessoas o que tá aprendendo.

8. América O que Importa Fisrt

Você sentou para estudar, separou as matérias e foi direto para o mais difícil para tirar aquilo logo do caminho? Tá errado ota**o!

Geralmente guardamos melhor as coisas quando relacionamos ela com algo que já sabemos. Então comece pelo tema central e depois de dominar ele, vá para os subtemas mais avançados.

9. Faça associações

Até hoje eu sei uma fórmula de física do segundo ano do segundo grau, pq meu professor ensinou que era a fórmula SorVeTe.

Então vale fazer música, sigla, qualquer coisa. Associe o conteúdo que você tá aprendendo por coisas que você já sabe. Assi, fica fácil de lembrar aquela fórmula, aquela data, aquele nome difícil, aquela teoria, etc.

Descubra: 10 hacks para você mais produtivo na hora de estudar

10. Nada de redes sociais

Já reparou que a gente para um segundinho para olhar o feed do instagram e quando olha pro relógico se passaram horas? As redes sociais são as principais vilãs da nossa vida, quem dirá do nosso sagrado tempinho de estudo.

Se você é aquele tipo de viciado sem cura, use as redes sociais como bonificação, por exemplo: se eu estudar 1 hora seguida, posso ficar 5 minutos no whatsapp.

Se você tem suas próprias dicas de estudo ou já usou uma dessas, comenta no post. Se organizar direitinho, todo mundo estudo não é mesmo?