11 dicas infalíveis para você estudar melhor

1
227
views
11 dicas infalíveis para você estudar melhor

Nada melhor que a tranquilidade que o início do período dá para você conseguir organizar os estudos para o resto do semestre. Por isso nós do Zé Moleza nos sentamos para pensar formas para ajudar vocês a aproveitar mais esse tempo de estudo que na maioria das vezes pode ser tão escasso já que muitas vezes temos faculdade, estágio, trabalho e outras mil coisas para dar conta ao mesmo tempo.

Memorizar x Aprender

Aprendemos desde cedo que a melhor maneira de se estudar alguma coisa é ler sobre ela várias vezes, mas nem sempre isso funciona. Já que aprender e decorar são duas coisas completamente diferentes. Aprender alguma coisa requer uma habilidade muito simples, a associação. Para entendermos um assunto, seja ele uma fórmula matemática ou uma teoria filosófica, precisamos relacionar eles com coisas que nos foram ensinadas primeiro.

Quando simplesmente lemos alguma coisa até decorar, seja um texto ou fórmula, estamos só memorizando de forma temporária sem absorver os porquês e poréns daquele novo conhecimento. Mas não precisa se desesperar e achar que você fez tudo errado até agora e não sabe estudar. Memorizar faz parte do aprendizado e é uma das nossas:

11 dicas infalíveis para estudar melhor

Dica de estudo #1:

-PUBLICIDADE-

Remova todas as distrações! Você não precisa de seu laptop / telefone para estudar. Use seu caderno!

Dica de estudo #2:

Refaça todos os seus testes e exames passados. Prática gera perfeição!

Dica de estudo #3:

Combine métodos de memorização: mindmaps, flashcards, testes, etc.

Dica de estudo #4:

Condense suas anotações e notas, quando estiver próximo a prova. Você pode fazer flashcards, fichamentos, etc.

Dica de estudo #5:

Comece cedo e planeje bem. Dê tempo suficiente para cobrir todos os tópicos muito antes das provas.

Dica de estudo #6:

Faça seu próprio conjunto de notas durante todo o ano – NÃO deixe para fazer no último momento.

Dica de estudo #7:

Preste atenção em novos conteúdos na primeira vez que se deparar com ele. Aprenda as informações em sala de aula ou no mesmo dia!

Dica de estudo #8:

Não estude sem pausas. Certifique-se de relaxar a mente – pode ser a cada 25 minutos ou a cada 3 horas!

Dica de estudo #9:

Encontre o seu “POR QUE?”. Por que você está preocupado em passar horas estudando para essa prova. Realização profissional? Deixar seus pais orgulhosos?

Dica de estudo #10:

Trabalhe consistentemente. Faça sua lição de casa, leia suas anotações e revise para cada teste / prova – não importa o quanto seja insignificante!

Dica de estudo #11:

Obtenha ajuda de pessoas ao seu redor – amigos, colegas de trabalho, professores … Não tenha medo de pedir ajuda.

Cada matéria vai ter suas próprias demanda, então adapte nossas dicas da melhor forma para aproveitar aquele novo ensinamento. E não pare de estudar mesmo se os resultados não pareçam existir, muitas vezes o conhecimento é adquirido de forma inerente e quando você menos perceber está usando o que aprendeu no dia-a-dia de forma automática. E se você já usava alguma das dicas desse post, comenta e conta pra gente como elas te ajudam a estudar melhor, ok?

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Faça seu comentário
Qual seu nome