Como Escrever um Paper (PDF para baixar + Macete)

Aprenda a criar e escrever um Paper Position

Você sabe o que é um Paper? Não? Tudo bem. Certamente você vai fazer muitos deles na sua graduação. Paper, ou também, Position Paper e Posicionamento Pessoal, são pequenos artigos científicos sob tema pré-determinados.

Ou seja, o Paper será importante para a explanação de fatos, métodos, técnicas, idéias e outros processos do motivo de estudado. Resumindo, o Paper é um documento onde o autor irá desenvolver suas análises e argumentações, de forma clara e direta, usando ou não a opinião de especialistas no assunto a ser desenvolvido.

Acima de tudo, como veremos mais a frente, o Paper se difere de artigos científicos, monografias e dissertações, principalmente pelo seu tamanho e concisão.

Qual a finalidade do Paper?

Em primeiro lugar, o Paper é usado para divulgar resultados de pesquisas científicas. Todavia, outras finalidades podem ser empregadas com seu uso, são elas:

  • Discussões inéditas sobre determinado tema
  • Contrapor resultados duvidosos ou questionáveis de uma pesquisa, como resultado de um processo de pesquisa ou método equivocado.
  • Dar sequência à análises de resultados de alguma pesquisa dando uma nova perspectiva ao assunto
  • Estudar temas clássicos sob prisma inovador
  • Revisitar assuntos já estudados, porém que podem alcançar novo resultado

Além de ser um documento importante na produção científica, o Paper é uma ótima forma de iniciar alunos nos conceitos e linguagem científica, já que consequentemente ele usará a experiência adquirida na produção dos Papers em seu trabalho de conclusão de curso.

LEIA MAIS  10 dicas para volta às aulas com tudo em ordem

Paper promove a análise crítica, o conhecimento pontos de vistas de diferentes autores, a comparação e síntese de conceitos, além de ajudar te ajudar a aumentar seu nível critico e teórico.

Como elaborar seu Paper

Algumas coisas são fundamentais na elaboração de um Paper. Como por exemplo, ele ter de 10 à 15 páginas e utilizar no mínimo 3 autores da pesquisa.

Em primeiro lugar o primeiro autor deve reunir o que puder de informações sobre o objeto de estudo, por meio de livros, revistas ou qualquer documento de valor científico.

A partir daí deve ser criado o roteiro inicial, que em conclusão é: apresentação do tema, propósito do artigo, subdivisão dos fatos relevantes ao tema e por fim, destacar os aspectos relevantes do trabalho.

Criar um script do Paper é importante para recapitular as ideias gerais, acabando com retrabalho e re-pesquisa durante a elaboração. Assim como, ordenar de forma lógica informações e ideias abordadas no artigo.

O Paper deverá ainda conter, além dos propósitos da pesquisa, uma estrutura básica: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Como toda produção acadêmica e científica é necessário que o leitor seja introduzido ao assunto, conheça as ideias por trás da pesquisa e os resultados que ela obteve.

Passo 1: Introdução

Como se trata do primeiro contato do leitor com sua pesquisa, a introdução é uma das partes mais importantes do trabalho. Portanto, é importante que ela seja clara e didática e que deixe bem explicito o objeto estudado.

LEIA MAIS  Os Desafios da Carreira Contábil

Em suma, a introdução de um Paper tem de 1 à 2 páginas e aborda os seguintes pontos:

  • Tema, assunto e objetivos do estudo
  • Argumento de trabalho e seu valor acadêmico, seja teórico ou prático
  • Metodologia utilizada no estudo
  • Restrições e delimitações à extensão e complexidade do trabalho
  • Organização utilizada no estudo

Passo 2: Desenvolvimento

O corpo do artigo, é onde tudo se desenrola, normalmente essa parte do Paper ocupa 80% à 90% do total do documento. Em primeiro lugar é preciso que essa parte, como todas as outras, seja extremamente clara, por isso use subdivisões no assunto.

Mas tenha cuidado, é imprescindível que o texto tenha subdivisões pertinentes, com títulos curtos e adequadas a pesquisa e seu conteúdo. Lembre-se os sub tópicos são para a motivação de leitura e não para fins de formatação.

Em segundo lugar, garanta que seu texto seja articulado e que tenha consistência, para que o objeto de seus estudo e pesquisa não perca a importância, graças a qualidade do Paper.

Nesta fase do Paper, são apresentados os seguintes ítens:

  • Dados do estudo
  • Elucidação e exposição das ideias
  • Referência teórica
  • Método proposto de análise
  • Comparação entre a teoria de base e a pesquisa realizada

Passo 3: Conclusão

Essa parte do Paper é responsável pela validação e finalização do trabalho, ele define o resultado de todas as partes discutidas anteriormente. Destacando então, os resultados obtidos na pesquisa, as limitações encontradas durante o percurso, recomendações de outros trabalhos.

LEIA MAIS  Problemas com português?

A conclusão é a exposição dos resultados, de forma dissertada, onde de forma clara e precisa, os autores exemplificam como chegaram aquela conclusão, baseando nas análises e interpretações, em suma, a leitura dessa parte do trabalho, deve dar ao leitor todo a compreensão necessária do trabalho desenvolvido.

Macetes que nunca te contaram sobre Paper

Gilson Volpato, referência na área de redação científica dá algumas dicas para execução do seu trabalho. Confira:

  1. Em estudos com animais e organismos, é necessário iniciar o Paper com a caracterização e procedência dos objetos, além de estabelecer os critérios de inclusão/exclusão da população e amostra.
  2. É preciso manter o estudo em uma ordem cronológica dos eventos e procedimentos.
  3. Nunca se esqueça de relacionar seus testes estatísticos, indicando os valores de referência.

Modelo de Paper para baixar

Em conclusão, o Paper é uma grande ferramenta científica do meio acadêmico, e além das suas próprias especificidades é importante ainda redigir o documento nas regras da ABNT, neste post você pode conferir as regras da ABNT 2020 para ficar por dentro, entretanto, se preferir, baixe o nosso modelo de paper editável:

Baixe agora modelo completo e editável de Paper nas regras da ABNT

Summary
Article Name
Aprenda a escrever um Paper
Description
Aprenda tudo sobre Paper, documento acadêmico para produções científicas. Além de, poder baixar um modelo editável e ver dicas de especialistas para confecção do trabalho.
Author
Publisher Name
Zé Moleza
Publisher Logo

Deixe uma resposta