Dicas de leitura: leia mais e melhor!

Sabemos que a leitura é imprescindível para nos tornarmos indivíduos com boa capacidade de expressão, boa argumentação e pensamento crítico, características que nos levam a abrir portas em muitas empresas.

Você tem o hábito de ler? Compreende tudo o que lê? Nem sempre as pessoas que têm o hábito de ler fazem uma boa leitura.

Separamos algumas dicas para lhe ajudar a tornar-se um leitor mais dinâmico:

1- Escolha um lugar tranquilo, confortável e com boa iluminação para começar sua leitura;

2- Não se deixe ser interrompido. Qualquer barulho como televisão, telefone e conversas pode tirar sua atenção;

3- Não leia em voz alta. Muitas pessoas acreditam que ler em voz alta ajuda a compreender o texto, porém o cérebro entende mais rápido as palavras do que você consegue pronunciá-las. Portanto, não perca tempo, isso não ajuda você a compreender melhor o que está lendo;

LEIA MAIS  10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

4- Leia com uma caneta marca-texto e um lápis na mão. Rabisque notas nas margens, escreva perguntas por toda a contracapa e volte frequentemente a elas;

5- Leia livros novos, antigos, de conteúdo leve ou pesado. Certifique-se de estar lendo com discernimento. Se preciso, procure fora informações sobre o que está sendo abordado no texto.

Escreve bem quem lê muito e escreve melhor quem lê e escreve muito. A leitura e a escrita devem ser exercitadas constantemente. O vestibular vem aí, você está preparado para a redação?