Banca de monografica: perguntas que VÃO FAZER

Depois de muito suor derramado durante a sua graduação, além de ter um bom TCC, é importante estar preparado (a) para as perguntas da banca sobre a monografia. Nessa etapa final, todo cuidado é valido, já que qualquer erro poderá influenciar diretamente na sua nota. Por isso, para deixar esse momento menos tenso, confira neste artigo quais são as perguntas mais frequentes e não faça feio no grande dia!

Banca de Monografia
Os alunos devem se preparar para possíveis questionamentos da banca. (Foto: Divulgação)

Perguntas da banca sobre a monografia: veja como se preparar

Dentro do meio acadêmico, a importância da monografia está relacionada ao fato dessa dissertação contemplar toda a pesquisa em relação ao tema escolhido para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Reunindo detalhes embasados por meio de um estudo de caráter cientifico, é essencial que a estrutura dessa tese siga todas as normas da ABNT.

E se você está na última etapa do seu curso superior, é bem provável que ficar pode dentro pontos avaliados pela banca do TCC já esteja sendo uma das principais tarefas do seu dia.

E como fugir da banca não é uma opção, estar pronto para todos os questionamentos é o que pode garantir o seu bom desempenho!

LEIA MAIS  5 melhores trabalhos prontos de Direito

E para isso é só conferir as informações a seguir!

Atitudes que irão garantir o sucesso do seu TCC

Ficar diante de uma banca do TCC é aquele tipo de situação que sempre assusta a todos a princípio.

No entanto, essa complexidade diminui quando três pilares são estabelecidos na sua preparação e que deverão, também, estar presentes na sua apresentação. Sendo eles:

  • Domínio do conteúdo;
  • Capacidade argumentativa;
  • Organização na apresentação.

E tendo em vista que a banca do TCC irá avaliar a sua exposição oral, para deixar qualquer tipo de insegurança bem longe, estar em sintonia com esses três pilares mencionados é algo que deverá ser validado e colocado em prática durante toda a sua pesquisa até o dia da sua apresentação!

Veja quais sãos os tipos de perguntas mais frequentes feitos pela banca

Depois de saber quais pontos irão guiar a sua dissertação, é hora de entender quais irão direcionar a banca organizadora na hora de questionar a sua tese. Logo, veja abaixo quais são eles:

  1. Sobre o titulo e o conteúdo do trabalho

O título do seu TCC servirá para sintetizar todo o estudo científico realizado.  Logo, é muito comum que a banca avaliadora questione a relação entre ele o conteúdo da sua monografia.

LEIA MAIS  7 passos para introduzir o tema do seu TCC

Dessa forma, compreender qual foi o problema debatido, analisado e resolvido serão os pontos precursores, que ajudarão você justificar a escolha do título.

Outro detalhe importante, responsável por muitas dúvidas, é em relação ao tema e o título do TCC. Alvo de várias confusões, é preciso entender que o tema será responsável por guiar toda sua pesquisa científica.  Já o título será o conjunto de palavras utilizadas para deixar clara a finalidade do seu trabalho.

  1. Sobre as referências bibliográficas

As referências bibliográficas nada mais são do que os materiais utilizados para fundamentar toda a teoria da sua pesquisa.

E por esse motivo que perguntas relacionadas a esse material serão frequentes durante a avaliação da banca.

Uma vez que os avaliadores querem saber se o seu contato com aquela leitura realmente existiu. Por isso, ao citar qualquer teórico esteja preparado para responder dúvidas em relação ao que motivou a sua escolha de acordo com o tema do seu TCC.

  1. Questionamentos sobre os métodos de pesquisa utilizados

Outro ponto muito questionado pela banca é sobre o caminho utilizado para atingir os resultados da sua pesquisa.

LEIA MAIS  10 dicas para se dar bem na apresentação de TCC

Logo, conhecer os tipos de metodologia de pesquisa para TCC é outra tarefa que será essencial durante o seu projeto.

Responsáveis por definirem a linha que será traçada ao classificar o estudo realizado, ela poderá abordar metodologias exploratórias, descritivas explicativas, quantitativas, qualitativas entre outras.

  1. Sobre a contextualização do tema com o estudo realizado

Perguntas que estimulem você a contextualizar o tema com o estudo realizado serão praticamente as mais realizadas pela banca.

E para que as suas respostas não soem decoradas e robóticas, saber relacionar o seu estudo é o tipo de atitude que irá abranger os três pilares que mencionamos lá no começo do artigo.

Visto que você precisará ter domínio do conteúdo para contextualizá-lo, uma boa capacidade argumentativa para defender sua tese e organização para que o seu raciocínio seja coerente.

E aí? Este artigo ajudou você a entender quais sãos os tipos de pergunta da banca sobre a monografia? Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro!

Fonte: Via Carreira

Deixe um comentário