Google Acadêmico: como encontrar artigos científicos

Saiba tudo a respeito do Google Acadêmico, um banco de dados online que reúne uma produção científica bem variada. Saiba como utilizar as principais ferramentas da plataforma e encontrar artigos científicos de qualidade.

O Google Acadêmico existe para ajudar os universitários que estão próximos à conclusão de um trabalho acadêmico com diferentes finalidades. Nessa plataforma é possível encontrar artigos científicos que contribuam com o seu trabalho acadêmico. Trata-se de um recurso que permite, de forma abrangente, encontrar conteúdos com qualidade. Não são apenas artigos, mas também livros, teses, entre outros.

google-academico-como-encontrar-artigos-cientificos

O que é o Google Acadêmico?
O Google Acadêmico, também conhecido como Google Scholar, foi lançado em 2004 como um dos tantos serviços de busca do gigante da internet. Ele começou a realizar pesquisas na língua portuguesa em 2006 e não demorou muito para que se transformasse em um poderoso buscador de literatura acadêmica.

O Google Scholar é uma forma simples para pesquisar literaturas. Ele permite encontrar vários artigos em um só lugar, seja de uma revista ou de outras fontes, como o banco de dados de publicações científicas SciELO. Isso faz com que o estudante acabe tendo em mãos as melhores pesquisas do mundo acadêmico. Dentro do recurso é possível armazenar os conteúdos relevantes, pesquisar artigos de importância para sua pesquisa, ficar por dentro dos principais artigos e teses de cada área de atuação.

LEIA MAIS  O Google acadêmico é mesmo útil?

A forma de colocação das pesquisas é de acordo com a relevância. A busca pode ser feita por texto integral, autor, revista e frequência que estes conteúdos foram citados por outros autores.

Google Acadêmico Artigos Científicos

Várias editoras foram inseridas no Google Acadêmico. Todos os conteúdos disponibilizados na internet são encontrados através da ferramenta. Ao efetuar a pesquisa, diversos artigos são apresentados na lista de resultados e cabe ao pesquisador analisar qual será utilizada em seu trabalho.

Novos artigos e trabalhos podem demorar a aparecer no banco de dados, mas, caso tenha um artigo não disponível online, entre em contato com a revista de publicação para que seu artigo imediatamente fique disponível na rede.

LEIA MAIS  O que é e como usar o Google Acadêmico

Alguns conteúdos são pagos ou então podem ser acessados por intermédio de bibliotecas universitárias. Quando isso acontece, você terá mais artigos e teses disponíveis, quando não os textos que você verá são pré-impressões, o que pode estar desatualizados.

Como encontrar artigos acadêmicos?

google-academico-como-encontrar-artigos-cientificos-1-2

Para acessar o Google Scholar precisa conectar-se a página (scholar.google.com.br). Em seguida, é possível proceder de três formas:

Busca por autor
Estando na página, o estudante terá a opção de procurar o artigo que precisa por autor, colocando o seu nome entre aspas e usando as iniciais do primeiro nome para aumentar a chance de encontrar artigos.

Busca por título
Além da procura por autor, os títulos também podem ser usados para filtrar resultados. E, para isso, basta digitar o nome que procura e assim o recurso dará a resposta dentro do banco de dados pesquisado.

LEIA MAIS  Como encontrar literatura científica

Busca por palavra-chave
Caso o estudante não saiba o título do artigo científico que deseja encontrar, ele deve pesquisar pela palavra-chave da sua pesquisa, ou seja, o assunto que deseja obter mais informações. Depois, será possível classificar os resultados por relevância ou data. Os artigos consultados podem ser armazenados na própria ferramenta ou baixados em PDF.

No item “artigo recente”, você analisará os itens mais recentes de acordo com o termo que pesquisar. E ainda se precisar, poderá acessar a página de “pesquisa avançada” e neste momento adicionar palavras chaves que tenham a ver com a sua pesquisa e o recurso lhe oferecerá artigos para tal termo.

Quer conhecer mais funcionalidades do Google Scholar? Então assista ao vídeo:

O Google Acadêmico oferece uma série de resultados seguros, mas é preciso saber analisar o conteúdo para ter certeza da confiabilidade. Os artigos científicos são produções acadêmicas, que são publicados em eventos ou periódicos das universidades.

Deixe uma resposta