10 Dicas para Estudar Online

214
views

Etudar online hoje é uma realidade. A busca por cursos de para melhorar o currículo e entrar no mercado de trabalho faz com que diversas pessoas de várias idades voltem a estudar e para aqueles que precisam de algo flexível, principalmente com horário, faz com que cursos online sejam um grande atrativo.

Mas, nem todos estão acostumados a gerir seu próprio estudo. Acostumados na escola básica a seguir uma metodologia já criada por coordenadores, muitos sentem dificuldade com relação ao estudo individual e principalmente online, normalmente sem a presença de alguém fazendo cobranças.

Este artigo, vem para lhe ajudar no estudo online individual, fornecendo diversas dicas para um melhor aproveitamento do tempo, da aprendizagem e aplicação do conhecimento adquirido.

Veja abaixo quais requisitos e atitudes você deve ter para um bom desempenho para estudar online.

1. Conexão com a Internet

Bem, acho que não preciso falar muito sobre esta dica, ter uma conexão ruim vai atrapalhar nos estudos, então verifique antes os requisitos necessários para iniciar o curso, como computador, conexão com internet, etc.

2. Local de Estudo

-PUBLICIDADE-

Escolha um local calmo para iniciar seus estudos, arejado. Onde não possa haver distrações. De preferência locais com pouca agitação.

3. Horário

Aqui varia de pessoa para pessoa, pois o melhor horário é aquele em que você é mais produtivo, então verifique qual horário você renderá mais. Faça testes.

4. Material

Procure separar previamente o material, lápis, caneta, papel para anotações, apostilas, pendrive. Em alguns cursos, talvez tenha que usar fone de ouvido com microfone verifique tudo isso antes para não ter que ficar interrompendo o horário de estudos com paradas não planejadas.

5. Distrações na Internet

Tenha em mente que a internet não é boa nem má em si, vai depender de você determinar isso. Em se tratando de estudo, muitos pecam por estar constantemente se distraindo. Para estudar online, temos que estar conectado (óbvio!), mas preste bastante atenção com relação as redes sociais.

Muitos são aqueles que por exemplo estudam com o facebook aberto e sinceramente, não dá! Muito cuidado com aquele momento que você acha que pode dar uma “paradinha” e ver as últimas postagens do face.

Já ouviu falar em “rolagem viciante”, pois é, muitos entram no feed de notícias do face e por lá ficam minutos e mais minutos movimento a barra de rolagem para ver as atualizações.

Lembre-se: Você é a causa da distração. A distração existe somente em você.

Tenha foco no seu objetivo!

Redes sociais é só um exemplo de distração, procure descobrir como se concentrar mais nos seus estudos. Faça uma análise desses inimigos que lhe causam distração e procure evitar para otimizar seu tempo de estudo ao máximo.

Veja um exemplo sobre ter foco no que está fazendo, é um vídeo que exemplifica muito bem este assunto. Vale a pena assistir!

Tenha Foco ou Saia do Jogo. (clique para ver)

6. Hábito e Persistência

É fato que num curso a distância (online) a evasão é enorme. Normalmente somos educados ir para a escola, ir ao curso, quando, estamos no estudo virtual não há a cobrança por faltas e muitos estudantes ficam perdidos nessa etapa.

Bem, você deve criar o hábito de estudar, fazer seu programa. Muitos cursos, antes do início, já fornecem um programa a seguir. Exemplo: estudar uma hora por dia de segunda a sexta ou três vezes na semana de duas a três horas por dia.

Faça seu cronograma e procure cumpri-lo, mas não desista, por exemplo, se não der para cumpri-lo alguns dias. Estude dobrado nos próximos dias.

Outro fator importante é a persistência. Persistir no objetivo é característica de vencedores. Aqui deixo uma frase para você refletir:

“As pessoas não falham, elas desistem.” (Pense nisso!)

7. Construindo seu Conhecimento

Cabe a você e somente você ter sede por mais conhecimento, querer aprender mais. A bibliografia fornecida, geralmente, num curso online é grande demais. Há indicação de muitas fontes de pesquisa, então não se limite ao básico, procure por mais.

8. Execute Todas as Tarefas, Atividades, Trabalhos, …

Procure desenvolver ao máximo as atividades, os exercícios propostos no curso. Pratique bastante para melhorar seu rendimento. Teste todo o conhecimento adquirido. Se existem tarefas a serem feitas num curso online é por que elas não foram colocadas por acaso, servem para reforçar o aprendizado, bem como para sua própria avaliação.

9. Participação

Na maioria do cursos disponíveis há fóruns de discussão, para tirar dúvidas, então procure interagir, pois vai encontrar pessoas de outros lugares e isso enriquecerá seu aprendizado, observando outras formas de pensamento. Procure esclarecer sua dúvida sempre que existir. Participe ao máximo!

10. Verifique sua Aprendizagem

De nada adianta passar horas e mais horas na frente do computador sem saber se aprendeu ou não. Procure estar sempre verificando sua evolução no aprendizado. Você precisa progredir, caso contrário estará perdendo tempo. Por isso o item 8 dessa lista é tão importante.

Reveja, refaça o que for necessário para aprender o conteúdo. Procure testar na prática, se possível, o que você desenvolveu na teoria.

Se não foi bem em testes, verifque novamente o conteúdo estudado. Faça seus próprios resumos, estabeleça suas metas.

Tenha em mente que após adquirir conhecimento, algo em você deve ter mudado. É sempre assim, conhecimento liberta quando bem aplicado. Conhecimento é a melhor “arma” que você pode pensar em ter. Transforme sua aprendizagem em algo que fará a diferença em sua vida.