Dia do Escritor: 16 dicas rápidas para ser um escritor melhor

No Dia Nacional do Escritor, aprenda de maneria fácil e rápida como ser um escritor melhor.

431
views
16 dicas rápidas para escrever melhor | ZEMOLEZA.COM.BR

Hoje é o dia nacional do escritor, e para homenagear essa data, pensamos em 16 dicas rápidas para você se tornar um escritor melhor. Afinal sabemos por experiência própria como é uma barra gostar de você escrever um artigo cientifico, uma monografia ou um TCC.

O dia nacional do escritor é comemorado no dia 25 de julho, por conta do I Festival do Escritor Brasileiro, evento organizado pela União Brasileira de Escritores no ano de 1960. Na presidência do evento estavam nada mais e nada menos que Jorge Amado e João Peregrino Júnior.

Já o Dia Mundial do Escritor só é comemorado em 13 de outubro, então até lá, você usa essas dicas do nosso post e nos diz depois se ajudaram você ou não.

22 dicas rápidas para ser um escritor melhor

Ser um escritor requer muito conhecimento, você precisa entender bem de gramática, ortografia e ter um bom vocabulário e criatividade. Mas, isso não quer dizer, que você que esta aí já balançando a cabeça e dizendo que não é bom em nada disso, não possa escrever bem e melhor. Acompanhe nossas dicas e veja como é fácil ser um escritor melhor.

1Apenas faça! Comece a escrever.

Eu sei que a síndrome de impostor bate toda vez que estamos diante do papel, ou world para os mais modernosos, em branco. Mas se você chegou a esse ponto, de ter que escrever algo, seja um trabalho, um projeto, uma carta, um livro, é pura e simplesmente por que você pode. Você já está apto a fazer isso e quanto mais você fizer, mais fácil vai ser.

Descubra: Redação: Dicas para arrasar no ENEM em outros concursos.

2Leia de tudo

Leia tudo o você ver pela frente, sem preconceitos. De bula de remédio até aquele livro que você tem certeza que não vai gostar ou que é pura besteira para passar o tempo. Lembre-se: um escritor é em primeiro lugar um leitor.

3Anote as coisas

Tenha um caderninho, ou faça uso do notes do celular. O importante é fazer um diário das suas ideias, por mais louca e sem sentido que elas possam parecer. Outra coisa útil é gravar em voz suas ideias. Então, teve aquela epifania, saca o celular ou o caderno e registre.

4Faça dos sinônimos seus melhores amigos

Por aqui usamos muito o site sinonimos.com.br, mas nada te impede de ter um dicionário de sinônimos de papel. Ser oldschool também é cool não é mesmo. Só garanta de ter ele sempre ao alcance das mãos quando for escrever.

5Seja um Observador

Para ter inspiração para personagens, temas, tramas e até mesmo teorias técnicas para monografias e TCC (por que não?), observe as coisas e pessoas ao seu redor, elas são fontes inesgotáveis de inspiração.

6Facilite ao máximo o seu processo

Encontre as ferramentas que mais te ajudam e invista nelas, tá cheio de dicas de coisas que podem te ajudar na hora de escrever por aí, aqui você encontra um guia maravilhoso que te ensina truques e formas de escrita.

7Estude gramática

Nem sempre prestamos atenção que deveríamos na escola, ou as aulas eram tão chatas e não inspiradoras, que deixamos passar esse skill importante. Gramática é importante para literatura, principalmente para podermos extrapolar as regras dela e criar um texto interessante e original. Mas para não fazer o que ela manda, precisamos saber primeiro suas regras.

8Pare de procrastinar.

Desligue a TV, desconecte-se da Internet, o IGTV vai estar lá quando você voltar. Se desligue do resto do mundo, sente-se e escreva.

9Faça leitura crítica

Isso não quer dizer que você vai sair por aí falando mal do que leu, não não. Você vai ler, mas não pelo puro prazer de ler, mas analisando o que fez daquela história, algo reconhecido. Leia obras de autores bem sucedidos, pode ser qualquer tipo de obra, para aprender o que ganha um público fiel.

10Leia autores Canônicos

Obras célebres de autores mais célebres ainda podem te ajudar a entender o que separa aquela literatura das outras, qual a construção usada, as simbologias, o que torna tudo aquilo genial? Se você souber o que responder saberá o que usar na hora de escrever.

Descubra: O que são obras Canônicas?

11Junte-se a grupos de escritores

Juntar-se a um grupo de escritores para que você possa obter apoio da comunidade de escritores e desfrutar de camaradagem em seu ofício.
Crie um espaço em sua casa especialmente para escrever.

12Comece um blog.

Use-o para falar sobre seu próprio processo de escrita, compartilhar suas ideias e experiências ou publicar seu trabalho para um público de leitura.

13Use exercícios de escrita

Fortalecer seu talento e explorar diferentes gêneros, estilos e técnicas é uma boa para melhorar suas habilidades.

14Deixe de lado seu editor interno.

Quando você se sentar para escrever um rascunho, evite revisar até que o rascunho esteja completo.

15Permita-se escrever mal

Escreva uma história fraca e desinteressante, um resumo não coeso, uma redação ou um poema chato e gramaticalmente incorreto. Você nunca terá sucesso se não se permitir algumas falhas ao longo do caminho.

16Você é um escritor que o possui e diz em voz alta: “Eu sou um escritor.”

Seja um hobby ou sua profissão, se você escreve, então você tem o direito a este título.

Escreva, escreva, escreva e escreva um pouco mais. Esqueça todo o resto e apenas escreva. Você só vai aprender fazendo.