Saiba tudo sobre Bibliografia (Norma ABNT + Exemplos Práticos)

Como fazer bibliografia conforme a ABNT

Toda vez que fazemos um trabalho acadêmico, seja pesquisas escolares, paper, monografia ou TCC, uma coisa sempre está presente, a bibliografia.

Neste artigo, vamos te ensinar sobre o que é bibliografia e quais são seu usos. Em primeiro lugar, iremos entender o que é esse recurso da produção textual. Em segundo lugar iremos apresentar o que é necessário ter para se fazer uma bibliografia. E em terceiro lugar, e mais importante, mostrar as formas de uso do recurso.

O que é uma Bibliografia?

Bibliografia é descrição de toda a coleção de obras usada como base em um trabalho acadêmico. Portando, sua importância é inegável, já que é dela que virá toda a expertise mostrada no texto.

LEIA MAIS  Capes quer mudar critérios de avaliação da produção científica na pós-graduação

Uma bibliografia pode ser coletada de qualquer obra escrita (como jornais, revistas, artigos digitais, livros etc) ou audiovisuais (vídeos, ilustrações, podcasts, filmes, áudios etc).

Em suma, a apresentação bibliográfica é sempre apresentada no final do trabalho e em ordem alfabética. Entretanto, cada citação tem sua própria norma, de acordo com a ABNT. E assim, facilitar a localização das obras utilizadas na construção do texto ou trabalho.

O que incluir na bibliografia?

Dentro das regras da ABNT, o normativo que rege as regras para utilização é a NBR 6023:2002. Em suma, essa norma explica como fazer as citações quando há um ou mais autores, títulos e subtítulos.

Outros particularidades que são contemplados pela norma são: data, edição, local de publicação, editora, entre outros.

LEIA MAIS  Os 7 pecados da gramática para você passar longe

De acordo com a ABNT, bibliografias devem incluir:

Sobrenome do autor (se houver mais de um, escolha o último) em letras maiúsculas, Nome e outros sobrenomes (abreviados ou não). Título em negrito, grifo ou itálico: subtítulo (se houver) sem recurso tipográfico. Edição (se houver). Local de publicação (cidade): Editora, data (da publicação, distribuição, impressão ou outros).

Vamos agora ver a formatação para citação dos principais casos, caso você queira uma versão completa sobre como usar fontes específicas que não estão neste artigo, pode consultar no nosso portal exemplos de todos os tipos de fonte clicando aqui.

Regras Gerais da norma

Em resumo, listamos abaixo todas as regras para utilização, seguindo as normas da ABNT:

  1. Todos os elementos, sejam essenciais ou complementares, devem seguir sequência padronizada.
  2. Sempre que as referências forem escritas, devem-se obedecer a padronização.
  3. Diferente do resto da formatação do documento a bibliografia tem formato próprio, ou seja, deve ser alinhada sempre à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
  4. Ao usar pontuações e abreviaturas, elas devem usar os padrões internacionais e a NBR 6032002, respectivamente.
  5. Elementos tipográficos, por exemplo, negritos e itálicos, devem ser padronizados em todas as referências da bibliografia.
LEIA MAIS  Redes Sociais como aliadas dos Professores em sala de aula

Fonte: Zemoleza.com.br e Todamateria.com.br

Deixe uma resposta