Estácio 2019: renovação de matrícula já começou

Fala galera! Tudo joia? Meu nome é André, sou estudante do curso de Sistemas de Informação na modalidade de Educação a Distância (EaD), na Universidade Estácio de Sá. Um anúncio importante para todos os leitores que são da Estácio: a renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2019 já começou!

Na Estácio a renovação acontece com dois passos bem simples. É importante lembrar: aceitar o contrato do semestre 2019.1 e pagar o boleto de renovação, que é justamente o mês de janeiro.

Entenda o contrato educacional

Caso você não saiba do que se trata o contrato educacional, ele aparece após você realizar o login no Sistema Virtual Acadêmico, o SIA. É tudo feito de forma eletrônica e sem nenhuma burocracia. Basta aceitar para já garantir sua matrícula para o próximo semestre. A Estácio manda esse contrato com bastante antecedência, sendo o de 2019.1 enviado no mês de outubro de 2018!

LEIA MAIS  Estácio: Oficina destaca importância do contato humano na apuração
Consultando os contratos aceitos pelo aluno

Caso não tenha certeza se aceitou ou não esse contrato, basta acessar o SIA, no menu acadêmico e ir até a opção Consulta Contrato Educacional. Você terá acesso a todos os contratos que já aceitou durante sua graduação, se a de 2019.1 estiver por lá está tudo certo. Caso não, recomendo que entre em contato urgentemente com a Universidade para não perder a matrícula.

Entenda o boleto de renovação

Esse é o mais simples. Será gerado um boleto para o primeiro mês do ano e que será identificado como renovação. Basta pagar esse boleto dentro da data para evitar encargos extras no valor. Vale ressaltar que é normal esse valor estar superior ao que você pagou no mês anterior, pois semestralmente ocorre uma atualização no valor das mensalidades, que é previsto em contrato.

LEIA MAIS  Estácio tem captação recorde de alunos
Detalhes do boleto de renovação

Apesar de simples, é importante ficar atento! A Estácio recomenda que o aluno pague o boleto dentro do período de renovação previsto em calendário. Caso contrário, o sistema pode considerar o aluno em status de abandono, assim perderá sua matrícula. Então, não se esqueça e não atrase o pagamento em demasia. Se por algum motivo seu boleto não aparecer no sistema, entre em contato com urgência com seu campus! Bora pro próximo semestre?! 😉

2 comentários em “Estácio 2019: renovação de matrícula já começou”

  1. Bom dia, Zé.
    Tudo bem?

    Minha esposa está no 5º período de ADM, está tentando trancar a matricula, mas a Estácio diz que ela precisa pagar 80% do curso.
    Se não renovarmos a matricula, teria algum problema além de perde-la?

    Abs,
    Vinícius Leonel

    1. Olá Vinícius, tudo bom?

      Cada instituição trabalha com suas próprias regras quando a cancelamento e trancamento de matrícula, pois não há uma lei específica para isso. Mas pelo que levantamos por aqui a única coisa que pode impedir o trancamento são débitos passados, como mensalidades em atraso. Sua esposa possuí algum tipo de bolsa ou financiamento?

      Vale ler o contrato e o manual do estudante e ver o que está escrito sobre trancamento lá.

      Sobre a renovação de matrícula, se ela não fizer, isso não vai impedir que a faculdade continue gerando débitos, pois apesar de não renovada a matrícula continuará ativa. Em alguns casos o nome poderá ser negativado nos SPC/SERASA. E não poderá aproveitar seu histórico em outra instituição.

Deixe uma resposta