Estácio 2019: renovação de matrícula já começou

Fala galera! Tudo joia? Meu nome é André, sou estudante do curso de Sistemas de Informação na modalidade de Educação a Distância (EaD), na Universidade Estácio de Sá. Um anúncio importante para todos os leitores que são da Estácio: a renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2019 já começou!

Na Estácio a renovação acontece com dois passos bem simples. É importante lembrar: aceitar o contrato do semestre 2019.1 e pagar o boleto de renovação, que é justamente o mês de janeiro.

Entenda o contrato educacional

Caso você não saiba do que se trata o contrato educacional, ele aparece após você realizar o login no Sistema Virtual Acadêmico, o SIA. É tudo feito de forma eletrônica e sem nenhuma burocracia. Basta aceitar para já garantir sua matrícula para o próximo semestre. A Estácio manda esse contrato com bastante antecedência, sendo o de 2019.1 enviado no mês de outubro de 2018!

LEIA MAIS  Estácio Curitiba recebe inscrição para vestibular agendado
Consultando os contratos aceitos pelo aluno

Caso não tenha certeza se aceitou ou não esse contrato, basta acessar o SIA, no menu acadêmico e ir até a opção Consulta Contrato Educacional. Você terá acesso a todos os contratos que já aceitou durante sua graduação, se a de 2019.1 estiver por lá está tudo certo. Caso não, recomendo que entre em contato urgentemente com a Universidade para não perder a matrícula.

Entenda o boleto de renovação

Esse é o mais simples. Será gerado um boleto para o primeiro mês do ano e que será identificado como renovação. Basta pagar esse boleto dentro da data para evitar encargos extras no valor. Vale ressaltar que é normal esse valor estar superior ao que você pagou no mês anterior, pois semestralmente ocorre uma atualização no valor das mensalidades, que é previsto em contrato.

LEIA MAIS  10 mil bolsas de estudo são oferecidas pela Estácio
Detalhes do boleto de renovação

Apesar de simples, é importante ficar atento! A Estácio recomenda que o aluno pague o boleto dentro do período de renovação previsto em calendário. Caso contrário, o sistema pode considerar o aluno em status de abandono, assim perderá sua matrícula. Então, não se esqueça e não atrase o pagamento em demasia. Se por algum motivo seu boleto não aparecer no sistema, entre em contato com urgência com seu campus! Bora pro próximo semestre?! 😉

2 comentários em “Estácio 2019: renovação de matrícula já começou”

  1. Bom dia, Zé.
    Tudo bem?

    Minha esposa está no 5º período de ADM, está tentando trancar a matricula, mas a Estácio diz que ela precisa pagar 80% do curso.
    Se não renovarmos a matricula, teria algum problema além de perde-la?

    Abs,
    Vinícius Leonel

    1. Olá Vinícius, tudo bom?

      Cada instituição trabalha com suas próprias regras quando a cancelamento e trancamento de matrícula, pois não há uma lei específica para isso. Mas pelo que levantamos por aqui a única coisa que pode impedir o trancamento são débitos passados, como mensalidades em atraso. Sua esposa possuí algum tipo de bolsa ou financiamento?

      Vale ler o contrato e o manual do estudante e ver o que está escrito sobre trancamento lá.

      Sobre a renovação de matrícula, se ela não fizer, isso não vai impedir que a faculdade continue gerando débitos, pois apesar de não renovada a matrícula continuará ativa. Em alguns casos o nome poderá ser negativado nos SPC/SERASA. E não poderá aproveitar seu histórico em outra instituição.

Deixe uma resposta