Como montar sua grade curricular no começo de semestre na Estácio?

Fala galera! Tudo joia? Meu nome é André, sou estudante do curso de Sistemas de Informação na modalidade de Educação a Distância (EaD), na Universidade Estácio de Sá. A renovação para o primeiro semestre de 2019 já começou, e é hora de organizar a grade curricular!

Todo ano, a Estácio lança o calendário acadêmico para o ano vigente, com diversas datas relacionadas ao nosso curso e ao funcionamento da universidade. No dia 21 de janeiro, se iniciou o período de renovação de matrícula para 2019, quando devemos montar a grade para o semestre atual.

Vale lembrar que a renovação é feita automaticamente para todos os alunos que aceitaram o contrato e pagaram a primeira mensalidade do ano (janeiro). Basta aguardar a data para inclusão das matérias.

LEIA MAIS  Diretor de Educação a Distância da Estácio Ronaldo Fraga fala sobre o Enem e o mundo contemporâneo

Caso você se esqueça do período de renovação, a Estácio faz a montagem da grade de todos os alunos com as matérias que ela considera as adequadas para esse semestre (ao menos no EaD), então não haverá problemas. Mas recomendo que se atente à data e confira a montagem da sua grade curricular, você pode querer mudar alguma coisa. Para conferir e montar sua grade, vá até a opção Renovação de Matrícula – Graduação no SIA (Sistema de Informações Acadêmicas).

Ambiente virtual para montar a grade

Relembrando que a Estácio não permite mais que cinco matérias por semestre para alunos EaD, e a inclusão de matérias não sobe o valor da mensalidade: os cursos nessa modalidade tem mensalidade fixa.

LEIA MAIS  Estácio avança na era digital

Caso você esteja no último semestre e tenha mais do que cinco disciplinas para concluir a graduação, você deve abrir um requerimento diretamente no SIA pedindo a inclusão das matérias restantes.

Para os alunos presenciais, as matérias são cobradas, tendo um valor variável dependendo de cada disciplina e de critérios internos da própria instituição.

A renovação para inclusão e remoção de disciplinas vai até março de 2019, mas é importante que você a realize o quanto antes para que não tenha atrasos no semestre.

Organize sua grade e tenha mais um semestre tranquilo! 🙂

Deixe uma resposta