Edital do Enem 2018 é divulgado pelo MEC

509
views
Edital do Enem 2018 é divulgado pelo MEC
Edital do Enem 2018 é divulgado pelo MEC

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi publicado na manhã desta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União e traz mudanças para a prova. Leia o edital aqui.

Mendonça Filho, Ministro da Educação e Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), explicaram com mais detalhes o que vai mudar.

Mais tempo de prova

Os candidatos que participarão do Enem este ano terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Sendo cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.

Ainda segundo o Ministro, os 30 minutos adicionais foram concedidos pois “eram um grande e importante pleito de milhares de estudantes de todo o país”.

Exame em dois domingos

-PUBLICIDADE-

O Enem, que completa 20 anos em 2018, continuará sendo aplicado em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro.

A distribuição das provas também continuará a mesma: dia 4, provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; dia 11, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de duração.

Inscrições e isenção de taxa

As inscrições serão abertas às 10h do dia 7 de maio e encerradas às 23h59 de 18 de maio. A taxa de inscrição também continua a mesma: R$ 82. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.

Outra mudança que ocorrerá é que a partir deste ano, quem for solicitar a isenção da taxa, deverá fazê-lo com antecedência entre 2 e 11 de abril, pela Página do Participante e não mais durante o processo de inscrição.

Os estudantes que estiverem cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio tem direito à isenção.

Também tem isenção aquele que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.

No mesmo período e no mesmo site, os estudantes que tinham direito à isenção e faltaram aos dois dias de prova em 2017 deverão justificar a ausência se quiserem fazer o Enem 2018 sem pagar a inscrição.

O resultado dos candidatos que conseguiram a isenção de taxa sai em 23 de abril, na Página do Participante.

Remarcação de prova

O participante que tiver problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, segundo o novo edital. Os casos serão julgados individualmente pela Comissão de Demandas.

Direitos Humanos

O item que determinava que a redação que desrespeitasse os direitos humanos teria nota zero, foi retirado do edital pelo Inep, obedecendo a decisão da Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Carmem Lúcia e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que também determinou a suspensão da regra.

Veja também https://blog.zemoleza.com.br/19-filmes-e-series-para-estudar-para-o-enem/