5 razões para estudar no Japão

5 razões para você Estudar no Japão

Ainda não se decidiu por um destino de estudo? Ou está apenas curioso sobre este país incrível? Não importa qual for a sua intenção, nós temos, a seguir, cinco razões para você considerar estudar no Japão!

Importantes universidades

O Japão tem algumas das melhores universidades do mundo – entre elas, cinco estão presentes no top 100 do ranking mundial da QS. Graças à ênfase nacional em educação, os estudantes internacionais encontram no país cursos rigorosos e engajados.

Várias universidades oferecem programas de estudo, tanto graduações quanto pós-graduações, ministrados na língua inglesa, oferecendo oportunidades de estudos para estrangeiros mesmo que não sejam fluentes em japonês.

Crescentes programas internacionais

Em 2008, o Japão publicou o plano “300.000 estudantes internacionais” para tornar o país mais acessível e aberto a estrangeiros. O projeto tem como objetivo admitir 300.000 estudantes internacionais em universidades japonesas até 2020, o que significa receber aproximadamente 100.000 estrangeiros nos próximos cinco anos.

LEIA MAIS  TOEFL: Exame pode ajudar na hora de fazer intercâmbio

Portanto, esta é uma excelente época para se inscrever no país. Estudar no Japão está cada vez mais fácil, principalmente pelo número crescente de universidades implementando cursos criados e aperfeiçoados especificamente para estudantes internacionais. Basicamente, o Japão quer que você estude no país e tem feito o possível para ajudá-lo a ser admitido em uma de suas instituições.

Oportunidades profissionais

Devido aos esforços para trazer estudantes estrangeiros ao Japão, as empresas passarão a contratá-los com mais frequência após a graduação. As áreas com maior demanda são as de engenharia, tecnologia da informação, investimento bancário e educação.

Como parte do plano nacional de ganhar o mercado global, mais e mais oportunidades de viver no país e trabalhar em empresas japonesas em outras partes do mundo são criadas. Em 2015, o governo do Japão tornou público os seus planos de assistir os estudantes internacionais na procura por vagas profissionais, fornecendo às universidades informações sobre estágios e contratos de estrangeiros.

LEIA MAIS  Saiba como você pode estudar na Austrália

De forma geral, o Japão oferece várias oportunidades para quem resolve estudar no país.

Ajuda financeira adicional para estrangeiros

O governo japonês também tem criado formas de facilitar os estudos no país no aspecto financeiro, oferecendo bolsas de estudo e descontos a estrangeiros. Duas agências governamentais – o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia (MEXT) e a Organização de Serviços Estudantes do Japão (JASSO) – têm disponíveis uma série de oportunidades de bolsas e concessões para universidades de todas as partes do Japão.

Qualidade de vida

O Japão é um dos países mais seguros do mundo. As regras rígidas em relação a drogas e álcool, posse de armas e forte foco na prevenção de crimes criam um ambiente extremamente seguro para os cidadãos e estudantes internacionais.

LEIA MAIS  10 dicas de redação em inglês para quem quer estudar no exterior

Esta atmosfera combinada às belas paisagens da ilha faz do Japão um excelente lugar para se viver e estudar.

Os destinos populares incluem Tóquio, uma das cidades mais populosas do mundo; Quioto, uma cidade romântica com algumas das arquiteturas mais icônicas do Japão; e o Parque Nacional de Shiritoko, com paisagens de tirar o fôlego. Não importa se você prefere cidades grandes ou áreas rurais, o Japão tem ótimas opções para todos os gostos.