10 dicas para volta às aulas com tudo em ordem

A volta às aulas pode ser um momento de muita dor de cabeça. Se o estudante não se preparar, pode ficar meio perdido pela faculdade ou até mesmo esquecer de alguns itens. O Zé Moleza preparou para você uma lista com dez coisas que não podem ser esquecidas no começo das aulas.

Conheça o Campus onde você deve estudar

A maioria das universidades é dividida em blocos ou áreas, isso pode dificultar o acesso ao prédio no qual serão ministradas as aulas. Por isso, é importante, antes de sair de casa, saber a localização exata do campus, área e bloco onde o curso é realizado.

Monte sua grade

O fato de estar matriculado não garante acesso às disciplinas, por isso é essencial que os alunos procurem a instituição para montar sua grade. Na maioria dos casos esse é um procedimento que pode ser feito pela internet, mas é importante que, em caso de dúvidas, consultem a secretaria do curso.

LEIA MAIS  Os 7 pecados gramaticais

Gastos

Planeje seus gastos com transporte, alimentação e mensalidade, além de guardar uns trocados para as cópias de materiais que serão disponibilizados pelo professor. Um estudante precavido tem sempre moedas para as famosas “xerox”.

Materiais

Os seus materiais, companheiros dos tempos de escola, também farão parte da jornada acadêmica. Por isso, antes do início do período, compre tudo aquilo que for essencial para as aulas. Dependendo do curso, alguns itens específicos serão exigidos, tais como: calculadora, esquadros, dicionários, manuais e outros.

Livros

Cada disciplina, dentro de um curso, possui uma ementa ou resumo do que deve ser ministrado naquele semestre. Dentro desse documento também constam os principais livros que devem ser utilizados. Conheça essas obras e, de preferência, tenha-as sempre em mãos.

LEIA MAIS  6 Dicas Para Enfrentar A Semana De Provas

Notebook

Um bom equipamento, que te acompanhe e não trave, também é de grande valia. Se há algo que falta na vida de um estudante é tempo, por isso tenha um notebook eficaz para adiantar os trabalhos onde quer que esteja.

Organização

Tenha consciência de seus trabalhos e organize seu tempo pra não deixar nada passar em branco. Um bom aluno estuda também quando está em casa.

Mochila

Pra carregar seus materiais conte com uma mochila bacana. Além de prezar pela qualidade, pense no conforto, a bolsa não pode oferecer riscos à coluna.

Estudos

Já se informe sobre grupos de estudos. Os alunos costumam se organizar para facilitar o aprendizado e se reúnem na faculdade e fora dela. Participe desses grupos e otimize o rendimento acadêmico.

LEIA MAIS  7 oportunidades da contabilidade no Brasil

Amizades

Por último, e não menos importante, faça amizades. A vida em uma universidade pode se tornar chata se não tiver com quem contar. Além do diploma no final do curso, guarde as memórias que esse tempo vai te proporcionar.

E aí, como você se prepara para a volta às aula? Conta aqui pra gente.

Fonte: Mundo Educação

Deixe uma resposta