Um novo Fies: conheça as novas regras e requisitos para fazer o financiamento

Nessa segunda-feira (30/03 ) entraram em vigor as novas regras do Fundo de Investimento Estudantil (Fies) para novos contratos. Agora, para fazer a inscrição, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e não ter tirado nota zero na redação. E o mais curioso é que cerca de 30% dos alunos que fizeram o Enem no ano passado não atingiram essa meta. Além disso, o reajuste na mensalidade das faculdades que aceitam o Fies não pode ultrapassar o teto de 6,4%.

As novas mudanças foram anunciadas em dezembro do ano passado. Depois disso, o MEC suspendeu o sistema de cadastro e renovação de contratos do programa. Desde que voltou a aceitar a inscrição para novos contratos, em 23 de fevereiro, estudantes de todo o país passaram a relatar dificuldades no momento da inscrição.

LEIA MAIS  Dia do Filósofo

Cerca de 200 mil novos estudantes conseguiram se cadastrar antes da mudança nas regras do programa. Dos 1,9 milhão de estudantes que já recebiam o financiamento do Fies, 1,2 milhão renovou o contrato.
As inscrições para novos financiamentos e renovação de contratos ficam abertas até dia 30 de abril.
O Ministério da Educação (MEC) descarta a possibilidade de abrir mão da exigência. Segundo a pasta, a mudança foi feita em prol da qualidade do ensino superior e o diálogo com as entidades é permanente.

Confira as novas regras no site do Fies aqui

Deixe uma resposta