COMPARTILHAR

Nessa segunda-feira (30/03 ) entraram em vigor as novas regras do Fundo de Investimento Estudantil (Fies) para novos contratos. Agora, para fazer a inscrição, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e não ter tirado nota zero na redação. E o mais curioso é que cerca de 30% dos alunos que fizeram o Enem no ano passado não atingiram essa meta. Além disso, o reajuste na mensalidade das faculdades que aceitam o Fies não pode ultrapassar o teto de 6,4%.

As novas mudanças foram anunciadas em dezembro do ano passado. Depois disso, o MEC suspendeu o sistema de cadastro e renovação de contratos do programa. Desde que voltou a aceitar a inscrição para novos contratos, em 23 de fevereiro, estudantes de todo o país passaram a relatar dificuldades no momento da inscrição.

Cerca de 200 mil novos estudantes conseguiram se cadastrar antes da mudança nas regras do programa. Dos 1,9 milhão de estudantes que já recebiam o financiamento do Fies, 1,2 milhão renovou o contrato.
As inscrições para novos financiamentos e renovação de contratos ficam abertas até dia 30 de abril.
O Ministério da Educação (MEC) descarta a possibilidade de abrir mão da exigência. Segundo a pasta, a mudança foi feita em prol da qualidade do ensino superior e o diálogo com as entidades é permanente.

Confira as novas regras no site do Fies aqui

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA