Como encontrar um tema para Monografia

Encontrar um tema para trabalho de conclusão de curso não precisa ser uma tarefa difícil! E o melhor de tudo: quanto mais bem definido ele for, mais fácil será para você escrever sobre ele! Uma boa pesquisa depende de um bom planejamento, então aí vão três dicas para escrever uma monografia de sucesso!

RETOME SEUS TRABALHOS ANTIGOS

Em alguns anos de faculdade, você já percorreu vários temas dentro da sua área – e também já fez vários trabalhos sobre eles. Relendo seus textos mais antigos, você pode traçar um perfil do que te interessa mais. Ao recuperar essas ideias, você pode ver suas mudanças de opinião que aconteceram nos anos de faculdade: afinal, o que te fez mudar? Esse pode ser um bom caminho na hora de decidir o tema do seu trabalho de conclusão de curso!

CONFIRA O QUE TEM SIDO PESQUISADO

Seja lá qual for seu tema, é importante saber que muita gente já falou sobre isso antes. Uma pesquisa prévia vai dar um direcionamento para seu trabalho. Você terá contato com diferentes pontos de vista e conhecerá uma bibliografia que pode ser fundamental na sua monografia.

SEJA SUCINTO

Uma monografia de conclusão de curso é apenas um primeiro passo. Por isso, é melhor fazer um trabalho sucinto e bem feito do que um emaranhado de coisas desconexas. Trabalhe bem focado e não abra muito seu leque de análises, senão seu texto corre o risco de não fazer sentido algum!

1 comentário em “Como encontrar um tema para Monografia”

Comentários Fechados