Slide de apresentação de TCC pronto: veja os melhores modelos e dicas

Em busca de slide de apresentação de TCC pronto? Pois saiba que, na internet, é possível encontrar vários modelos, que podem ser baixados e adaptados ao conteúdo do seu trabalho de conclusão de curso. Veja dicas de como montar slides para apresentação do TCC e confira exemplos para baixar.

Os slides são fundamentais para a apresentação do seu TCC. (Foto: Divulgação)

Os slides servem para auxiliar o entendimento do trabalho. Eles funcionam como um apoio para que o estudante possa apresentar os principais pontos do TCC, sem correr o risco de se perder em meio a tanta informação. Enfim, a montagem de uma boa apresentação ajuda, e muito, na tarefa de falar em público.

Onde encontrar slides prontos para apresentação de TCC?

Slideshare

A plataforma Slideshare reúne vários modelos de apresentação de TCC, que podem servir de inspiração para você elaborar os seus slides de maneira clara, objetiva e concisa. Acesse o site e busque pela palavra “TCC”. Confira no site vários exemplos de apresentação.

Veja a seguir alguns exemplos de slide de apresentação de TCC pronto:

Prezi

O site Prezi é muito utilizado pelos estudantes para montar apresentações mais dinâmicas de trabalhos e projetos. Além de disponibilizar ferramentas, a plataforma também reúne exemplos prontos. Use a barra de busca para encontrar os conteúdos.

Universidades

Verifique se a sua universidade já não disponibiliza um modelo pronto de slide para apresentações de TCC. Isso acontece com a UEM, UFRR, UFRB, UTFPR, entre outras instituições.

Esquema para fazer os slides do TCC

Você pode seguir um esquema para montar os slides corretamente. (Foto: Divulgação)

Os tópicos essenciais dos slides de TCC são:

  • Apresentação: 1 slide com título do trabalho, nome do aluno e nome do orientador
  • Introdução: Reserve de 1 a 2 slides para introduzir o assunto da pesquisa.
  • Objetivo: coloque, em 1 slide, o porquê de ter realizado a pesquisa
  • Metodologia: reserve, de 1 a 3 slides, para falar sobre como você fez a pesquisa. Explique o delineamento e os critérios.
  • Resultado: é um dos elementos mais valorizados pela banca, por isso deve ser apresentado com 3 ou 4 slides. Fale sobre o que encontrou com o estudo.
  • Conclusões: O que você aprendeu com o TCC? Responda essa pergunta com 1 ou 2 slides. Lembre-se de retomar os objetivos.

Também existem os tópicos opcionais, que não são obrigatórios, mas que enriquecem o conteúdo da apresentação. São eles: significância da pesquisa (1 slide) e recomendações (1 slide).

Dicas para montar slide de apresentação de TCC

O ViaCarreira selecionou algumas dicas pontuais que prometem ajudar na elaboração dos slides. Confira:

1 – Simplicidade é tudo

Não queira colocar todas as informações do trabalho escrito nos slides. A apresentação deve contar apenas com os pontos-chave da pesquisa, ou seja, aqueles que ajudam os membros da banca a acompanhar a sua linha de raciocínio.

Além de apostar em um conteúdo bem pontual, também é importante criar slides simples. As telas devem facilitar a leitura e a compreensão daquilo que é considerado essencial no trabalho.

2 – Seja organizado

Muitos alunos se dão mal na apresentação do trabalho de conclusão de curso porque montam slides bagunçados e difíceis de entender. Portanto, uma dica importante para apresentar a pesquisa é priorizar a organização do conteúdo que será exposto à banca. Experimente criar um slide introdutório e apresente as informações em ordem cronológica.

Procure numerar os slides, colocando o número na parte de baixo de cada tela. Esse cuidado simples ajuda a entender a ordem do conteúdo com um simples olhar.

3 – Use fontes grandes e textos curtos

Ao elaborar os slides com fonte grande, todos os membros da banca serão capazes de acompanhar os pontos principais do trabalho. As telas também devem contar com textos curtos, objetivos e sucintos. Lembre-se de que um texto grande demais torna a leitura exaustiva.

Depois de elaborar um texto curto e com fonte grande, tenha o cuidado de formata-lo com um espaço entre linhas de 1,5. Esse “respiro” de uma linha para a outra facilita a leitura.

Na hora de escolher a fonte que será usada no conteúdo dos slides, dê preferência a um tipo sem serifa, como é o caso de Helvetica, Arial ou Calibri. Uma fonte com serifa (como é o caso da Times New Roman) dificulta a leitura a distância.

4 – Cuidado com a disposição do texto

Em muitos casos, a parte inferior dos slides não fica visível para todo mundo na sala de apresentação. Por esse motivo é importante usar apenas 2/3 do espaço e deixar a área de baixo sem informações.

5 – Use gráficos, diagramas e fluxogramas

Os gráficos, diagramas e fluxogramas são componentes que ajudam a tornar a apresentação do trabalho mais dinâmica e ilustrativa. No entanto, na hora de elaborar esses elementos gráficos, é necessário tomar alguns cuidados. Opte por linhas grossas, fontes grandes e bem legíveis. Use as cores para exaltar diferenças e facilitar a compreensão dos membros da banca. Evite deixar dados importantes na parte inferior dos slides.

6 – Use e abuse dos tópicos

Conforme já foi dito anteriormente, a apresentação do TCC pede textos curtos e abomina os textos carregados. Uma forma de elencar os pontos principais do trabalho é utilizando tópicos de referência. Esses tópicos servem de suporte para falar em público e ajudam a não esquecer informações importantes.

Os slides não devem conter texto corrido. É recomendado trabalhar com itens ao invés de frases completas.

7 – Foco no essencial

Existem informações que são abordadas no trabalho escrito que não precisam aparecer no trabalho de conclusão de curso. O tempo de apresentação é curto, varia de 15 a 25 minutos, portanto, procure focar apenas naquilo que realmente importa.
O que a banca realmente quer ver é o desenvolvimento do TCC e os resultados, portanto, não desperdice tempo para falar do problema, objetivos e hipóteses.

8 – Referencie autores

Tanto nos slides quanto na fala, você deve referenciar os autores que foram utilizados para embasar o conteúdo do seu trabalho. Dê os créditos e os ônus aos pesquisadores consultados para fazer o TCC. Dessa forma, fica mais fácil lidar com possíveis questionamentos da banca.

9 – Uso de figuras, animações e efeitos

Não acrescente uma imagem na apresentação do TCC apenas porque acha “bonita”. Ela deve ser relevante para o conteúdo, assim como possíveis animações. Cuidado para não sobrecarregar os slides com muitos efeitos.

10 – Ensaie em casa

Você não tem o hábito de falar em público? Então é muito importante ensaiar em casa com os slides da apresentação. Faça esse ensaio primeiro sozinho e, depois, na frente de outras pessoas. Lembre-se de cronometrar o tempo.

Ao ensaiar em casa, procure ser positivo, firme e demonstre motivação. Olhe para a plateia e fale devagar, sem cair na armadilha do nervosismo. Aponte para os slides com o auxílio de uma caneta laser e prepare-se para responder as perguntas da banca.

Durante a apresentação do TCC, evite: mão no bolso, braços cruzados, papel na mão e posições muito relaxadas. Ao falar sobre o trabalho, procure respirar entre as frases, cuidado com as palavras difíceis, evite gírias e só pare a apresentação se isso for requisitado.

11 – Faça o backup dos slides

Não se esqueça de fazer o backup. (Foto: Divulgação)

É muito importante realizar o backup dos slides para não perder o conteúdo. Guarde o material em uma nuvem, no pen-drive ou no HD Externo. Também existe a possibilidade de transformar o arquivo em PDF e enviar por e-mail.

Não copie um slide de apresentação de TCC pronto. Observe a estrutura da apresentação e procure adaptar o conteúdo do seu trabalho a ela.

E aí? Restou alguma dúvida sobre como fazer slides de TCC? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta