14 coisas que todo profissional de TI deveria saber

164
views
14 Coisas que todo profissional de TI deveria Saber | Blog do Zé Moleza

A área de TI é uma das poucas que vem crescendo no Brasil nesses últimos meses e continua se expandindo em todo o mundo.

É um segmento que emprega hoje em torno de 1,3 milhões de profissionais. E, segundo pesquisa da Brassocom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação),  as empresas brasileiras deverão contratar, até 2020, mais 750 mil profissionais da área. Apesar de ser uma área em expansão, o mercado atravessa  alguns problemas na hora de achar um profissional de TI. A qualificação e retenção são alguns problemas que as corporações enfrentam.

Por ser uma área bem abrangente e ao mesmo tempo específica dentro da empresa é necessário que a corporação invista em capacitação. Tudo isso para que o funcionário fique apto a exercer tal função dentro da companhia. Mas, independente do cargo ocupado ou da empresa em que se trabalha, seja ela pequena, média ou grande, o profissional de TI precisar saber algumas informações sobre a profissão.

Abaixo listamos algumas questões bem básicas que o profissional da área de Tecnologia da Informação precisa saber no seu dia a dia:

1- Resolver pequenos problemas de TI

-PUBLICIDADE-

O profissional de TI precisa ser capaz de consertar todos os ‘probleminhas’ que surgirem no dia a dia da empresa. Mas o que seriam esses probleminhas?

Depende de cada empresa, mas basicamente seria mapear a impressora na rede, fazer backup de arquivos ou configurar uma rede sem fio. Nesse caso, não é necessário ser especialista em técnicas, mas as pessoas associam que o profissional de TI sabe tudo de informática.

Então se prepare: os colegas esperam que, além do trabalho desempenhado no setor de TI, o profissional saiba fazer coisas básicas e corriqueiras do dia a dia empresarial.

2- Socorro no help desk

É essencial que os profissionais se ajudem no dia a dia. A regra é válida para todos, inclusive os CIO’s da empresa. O profissional de TI precisa e deve ter tempo para atender o telefone. Esse comportamento fará com que os colegas de help desk admirem a conduta profissional do profissional de TI que sempre poderá ensinar algo durante o atendimento.

3- Apresentação

Por ser uma área considerada por muitos como bastante técnica, é interessante que o profissional de TI fale em público, ou melhor, faça apresentações para os demais colegas de trabalho.

A apresentação pode ser sobre um simples tutorial. O interessante é que o profissional de TI saiba explicar algo e se sentir confortável no momento. Falar em público é uma habilidade que muitos profissionais precisam ter e dominar. Logicamente, para os que não dominam a arte de falar em público, praticar na frente de um espelho, escrever a base do texto que for apresentar são algumas dicas importantes.

4- Didática

Vai parecer estranho, mas a melhor maneira de aprender é ensinar alguém. O motivo é simples: para se ensinar é preciso estudar.

Sendo assim, o profissional que ensina também está aprendendo. E o estudo é algo extremamente fundamental para os profissionais de TI, já que a área continua em constante evolução todos os dias.

14 Coisas que todo profissional de TI deveria Saber | Blog do Zé Moleza

5- Estar sempre em busca de conhecimento

Os profissionais de TI devem estar sempre em busca de conhecimento, afinal, como já foi dito acima, a área está em constantes mudanças, o tempo todo.

Para isso, vale participar de palestras, seminários e eventos do setor com o objetivo de buscar novos conhecimentos.

6- Entender de redes

Muitos esperam que os profissionais de TI resolvam os problemas diários com relação ao funcionamento da rede corporativa. Tudo isso para resolver questões complexas ou problemas rotineiros.

Portanto, é interessante adquirir conhecimentos sobre gerenciamento de rede, mesmo que essa não seja sua área de expertise dentro da TI.

7- Administrar sistemas

O profissional de tecnologia da empresa precisa entender sobre permissões de arquivos e níveis de acesso para cada colaborador. Além disso, também é importante que ele saiba o porquê das máquinas conversarem com os controladores de domínio.

8- Trilha de rede

O profissional precisa ser capaz de usar alguma ferramenta de captura de rede. E como opção ele precisa ao menos saber como conseguir as informações que serão analisadas por um engenheiro de rede.

9- Diferenciar serviços

É fundamental que ele saiba a diferença entre latência e largura da banda larga. Só para lembrar, a latência é o tempo que um pacote leva para chegar ao destino. Já a largura de banda é o máximo de dados que um link pode suportar. Apesar de serem assuntos relacionados, são bem diferentes.

10- Saber planejar

É essencial que o profissional de TI saiba executar um script. Esse comportamento produz resultados rápidos e ajuda a empresa como um todo. No entanto, isso não faz com que ele seja um programador.

11- Cautela com arquivos

Por mais avançada que a tecnologia esteja, é essencial e fundamental que o profissional de TI faça periodicamente o backup de todos os seus arquivos. Isso é necessário já que os arquivos da empresa, além de sigilosos e importantes, correm um risco frequente de invasão.

Portanto, ter esses dados em mais de um local é algo essencial para a segurança digital da companhia.

14 Coisas que todo profissional de TI deveria Saber | Blog do Zé Moleza

12- Documente todos os pedidos

Contra fatos não há argumentos.

Por isso, é fundamental que todo o trabalho do profissional de tecnologia seja documentado. Vale escrever e deixar guardado em um local de fácil acesso. A regra é válida mesmo para as tarefas mais simples do dia.

13- “The Cukoo’s Egg”

Leitura obrigatória para os profissionais de TI, o livro explora a busca para capturar criminosos on-line. Trata-se de uma leitura envolvente e que proporciona muitos ensinamentos para os profissionais da área.

14- Estar sempre disposto a trabalhar

O profissional de TI da empresa deve ter a consciência de que o trabalho noturno fará parte da sua rotina. Além de agregar experiência, esse comportamento pode construir um bom nível de amizade dentro da empresa.

Fonte: Blog Brasil