A vez é dos jovens empreendedores

A vez é dos jovens empreendedores

O que buscam os jovens empreendedores? Sonhos de liberdade, independência financeira, trabalhar com o que gostam? Com a globalização, as empresas se tornaram mais produtivas e competitivas, mas sem gerar muitas das novas e tão desejáveis vagas de emprego. O jovem empreendedor busca uma inclusão na sociedade, onde muitas vezes não vê seu espaço em profissões tradicionais.

A Data Popular, uma empresa de pesquisas no Brasil, divulgou um levantamento em todos os estados que mostra a existência de 1,5 milhão de jovens empreendedores no país. Os destaques da pesquisa se encontram na classe média com 52,6% do total, e no Nordeste que lidera com 36%. Uma grande curiosidade obtida com essa pesquisa, foi a revelação de que 58,7% dos jovens que desejam empreender são mulheres entre 16 e 24 anos. Além disso, o motivo pelo qual os jovens começam a empreender, com 46,7%, é a vontade de fazer o que realmente gostam.

LEIA MAIS  Não Consegue Encontrar um Estágio Remunerado? O Que Fazer Agora?

Outro fato interessante é a preferência dos jovens entre 21 e 30 anos pelas franquias, representando 47% dos franqueados, segundo pesquisa da Franchise Store. A pesquisa revela que jovens procuram franquias por serem ansiosos pelo retorno do investimento, além de ter um suporte de treinamento com pessoas especializadas, diminuindo assim a desvantagem de serem novos no mercado. O sudeste do país tem a maioria dos interessados em franquias, com 57% do total de entrevistados. 29% dos mesmos são formados em Administração de Empresas e 33% optam pelo setor alimentício.

Muitos podem ser os fatores na busca para se tornar um empreendedor, mas nada é igual a educação dada pelos pais. Logo, se desde pequeno um filho é estimulado a inovar, ser criativo e a seguir o comportamento dos pais que possuem seu próprio negócio, é inevitável que o mesmo busque empreender. As escolas também tem um papel importante quando oferecem aos alunos técnicas e discussões de como se tornar um profissional de destaque, com espírito de liderança. Isso também contará muito na vida do empreendedor.

LEIA MAIS  Por que estudar empreendedorismo na Europa?

O imediatismo do jovem ao abrir seu próprio negócio também pode ser muito frustrante. Por isso, pra você que deseja ser um empreendedor de sucesso, tome cuidado com as armadilhas do mercado e faça uma grande pesquisa sobre aonde e como investirá seu tempo e seu dinheiro.