Dicas para conseguir contato profissional

A amizade é sem dúvida muito importante, tanto na vida pessoal quanto na vida acadêmica. Um dom a ser constantemente aprimorado. Uma habilidade de valor inestimável para quem tem o poder de construir relações baseadas no princípio da amizade: simpatia, confiança e respeito.

Não há dúvida que uma rede de contatos baseada em amizades que durem tem um valor altíssimo. No mercado de trabalho e nas relações de negócios outros pontos devem ser considerados: como devo construir e usar minha rede de contatos? Uma rede de contatos pode ser constituída só por amigos? Qual a melhor forma de fazer uma rede de contatos profissional?

Hoje em dia, um termo bastante comum para caracterizar rede de contatos profissionais é a expressão networking. A importância de uma boa rede de contatos é que ela ajuda a conhecer pessoas importantes para sua carreira e profissão. A rede de contatos vai mais além de um círculo de amizades, são pessoas próximas, que num futuro a curto ou longo prazo, podem te indicar para uma excelente oportunidade ou até virar um sócio no futuro.

Visto a importância de se construir um networking, vamos para algumas dicas:

Muita atenção com sua aparência
Sabe aquela frase “a primeira impressão é a que fica”? Boa parte dela é verdade, mantenha-se arrumado com uma boa postura, causar uma boa impressão é fundamental.

Não deixe seu lado tímido te dominar
Procure trabalhar isso em você, é muito importante vencer a timidez nesse processo, compareça aos eventos, vá a comemorações, participe das conversas de corredor, mostre-se (sem exageros)! Se ainda sim tiver inseguro, convide um amigo pata que te faça companhia, estabeleça metas.

Networking não é algo simples
Não se consegue do dia para a noite, é preciso ter paciência e deixar fluir, uma relação forçada é muito perceptível e não é nada boa. Pode ser encarado como o famoso ‘’puxa-saco’’. Deve ser construída antes que você precise dela e de forma calma.

Atenção aos eventos
Festas e eventos, como os de final de ano, podem ser bons momentos para aumentar a rede de contatos profissionais. Aproveite as oportunidades, nunca é ruim faze um novo contato, por mais que não seja proveitoso, vale a pena uma conversa.

Não tenha medo de pedir indicação
Se souber de alguma oportunidade que te agrade e encaixe no ser perfil, não deixe de pedir para seu contato encaminhar seu currículo, ele pode encaminhar para as pessoas certas ou te dar dicas importantes.

Não abandone seus contatos
Mesmo que você já tenha conseguido o emprego ou o estágio que você desejava, não perca os seus contatos, o futuro é incerto e depois de perdido nem sempre é fácil reverter. A melhor maneira é mesmo após os objetivos alcançados, que se preserve esse contato. Não pare de aumentar seus contatos, não é porque você conseguiu, que deve se dar por satisfeito. Entenda que contatos de qualidade é claro, nunca serão demais.

Redes Sociais tem importância
Nos dias atuais, não se pode simplesmente ignorar a existência do ambiente digital. Não seja um excluído digital, redes sociais são muito importantes para se manter informado sobre os eventos da sua área de atuação, players do mercado ou reuniões informais. Conheça o LinkedIn, faça cadastro na rede e mantenha seu perfil sempre atualizado. A rede é como se fosse uma versão do Facebook com cunho profissional.