Conhecimento de qualidade na Unopar

Os cursos livres não oferecem título acadêmico, como bacharel, mestre ou doutor, porém também são importantes para a formação do aluno.

Opção ainda pouco conhecida, os cursos livres são uma alternativa para quem deseja melhorar o currículo ou busca uma capacitação rápida e específica. Ao contrário dos cursos de pós-graduação que têm uma carga horária mais longa e exigem dedicação por longos períodos, esses cursos duram em média de 20 a 40 horas e também por isso possuem um valor mais acessível.

“O profissional tem de estar direcionando a carreira para a área que ele segue. Tudo que vem agregar, somar à trajetória, alavancar a carreira é positivo”, conta Luciana Hack, consultora de Recursos Humanos da Luandre, de Curitiba.

Segundo ela, por serem mais rápidos, esses cursos trazem conhecimento com mais agilidade, servem para agregar valor no currículo de forma mais rápida e em um curto espaço, pode aproveitar o tempo livre e se capacitar, inclusive buscando uma nova carreira. “Eles servem como uma reciclagem. Hoje se fala muito em avanço tecnológico, temos a tecnologia dentro de casa, no celular. Temos que estar abertos à adquirir esse conhecimento”, destaca.

LEIA MAIS  Unopar é Boa? Eu Testei a Pós-Graduação EAD [OPINIÃO 2019]

Hack avalia que antes as pessoas ficavam muito tempo em uma empresa e hoje, essas empresas veem o colaborador como um investimento. “O que ele pode agregar? O que ele vai trazer de lucro? As pessoas mais capacitadas e mais antenadas terão um currículo com um peso maior. Mesmo que o curso não tenha certificado, mostra que a pessoa está engajada, tem interesse.”

A consultora diz ainda que são poucos os profissionais que trazem em seus currículos a informação de cursos livres e que um eventual aumento salarial pode acontecer desde que o curso tenha alguma relação com a função que a pessoa desempenha na empresa.

“Vale a pena investir na carreira, as pessoas precisam ter essa motivação, estarem abertas aos novos conhecimentos. O mercado está aquecido e agressivo. Tem muita gente buscando emprego e quanto mais preparado você estiver, melhor”, aconselha.

Ao contrário dos cursos de graduação e pós-graduação, os cursos livres não dão a quem os fazem nenhum título acadêmico, como bacharel, mestre ou doutor. Entretanto, também são muito importantes para a formação do aluno.

LEIA MAIS  4 dicas para estudar na Unopar gastando pouco

“No exterior são chamados de curso de extensão, mas aqui no Brasil esse termo tem outro significado nas universidades. Por isso os chamamos de cursos livres, de aperfeiçoamento. Eles não dão titulação, apenas um certificado e destinam-se a expandir o conhecimento e trazer atualização”, explica José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo.

Na instituição são ofertadas centenas de cursos durante todo o ano, nas mais diversas áreas. Alguns exigem formação específica, como aqueles ligados à área da saúde, por exemplo, enquanto outros podem ser cursados por pessoas com qualquer formação.

“Não vamos permitir que um aluno que não seja dentista aprenda uma nova técnica de cirurgia bucal, mas podemos, por exemplo, ofertar um curso sobre a reforma trabalhista, que pode ser feito por pessoas com diversas formações, até com o ensino fundamental. Nosso maior público são ex-alunos e pessoas que já estão no mercado de trabalho. Existe uma grande procura no mundo das empresas e elas gostam da ideia da atualização rápida. Há inclusive aquelas que exigem 70 horas de atualização anualmente de seus colaboradores”, destaca.

LEIA MAIS  Polo da Unopar/Fagep de Ijuí prepara lista de aprovados no vestibular verão

PLATAFORMA ON-LINE

Visando tornar o estudo mais acessível, a Unopar oferta seus cursos livres na plataforma on-line. Fabiana Cristina Teodoro, coordenadora acadêmica da Unopar Catuaí, explica que são ofertados cursos nas mais diferentes áreas, tanto para alunos quanto para a comunidade em geral.

“Os cursos livres são voltados para a capacitação profissional, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e permitem que a pessoa se aprofunde no conhecimento daquela área”, diz.

Além das aulas os alunos também precisam fazer atividades de avaliação, que dão direito a um certificado. Teodoro explica que o grande público da plataforma ainda são os alunos da instituição e que aos poucos a comunidade externa está descobrindo essa possibilidade de aperfeiçoamento profissional. “Os cursos livres são uma boa opção porque têm flexibilidade de horários e datas para estudo, são práticos e os valores são menores do que boa parte dos cursos de pós-graduação”, finaliza.

Deixe uma resposta