10 dicas para se dar bem na apresentação de TCC

Não deixe o medo atrapalhar sua apresentação de TCC; siga essas dicas e arrase na sua banca

Sem dúvida alguma, o trabalho de conclusão de curso é o pesadelo de muitos universitários. Pesquisa, entrevista, escreve, revisa, reescreve… Realmente não é nada fácil. Mas não para por aí, ainda é preciso defender o seu projeto para a banca examinadora.

Por maior que tenha sido a preparação e dedicação para a realização do TCC, a hora de apresentar o trabalho em frente à banca examinadora é um momento de tensão que preocupa muita gente.

Por isso, separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a melhorar sua oratória e realizar uma apresentação de TCC bem sucedida.

Leia este artigo até o final para aprender a:

  • Elaborar um roteiro de apresentação de TCC
  • Preparar sua apresentação em slides
  • Relaxar e combater o nervosismo
  • Escolher a melhor roupa para sua apresentação de TCC
  • Manter uma postura adequada durante a apresentação
  • Controlar o tempo de sua apresentação
  • Responder às perguntas da banca

Como preparar uma apresentação de TCC digna de nota 10:

Imagem ilustrativa com uma linha do tempo do roteiro de uma apresentação de TCC

Para apresentar o trabalho com mais segurança, é muito importante elaborar um roteiro que enfatize os pontos principais do seu TCC. Dessa forma, ficará muito mais fácil organizar a sua oratória e não perder a linha de raciocínio.

Coloque no papel como será feita a apresentação, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão:

A a deve ser dedicada a identificar o projeto, com seu nome completo, o título dado ao trabalho e quem o orientou.

Já a introdução mostrará o assunto central, o objetivo do estudo, o método utilizado e a forma como o trabalho aconteceu.

No desenvolvimento, você seguirá desenrolando o conteúdo e os principais tópicos estudados ao longo dos capítulos, enfatizando as maiores descobertas realizadas durante a pesquisa.

Por fim, a conclusão servirá para a retomada da idéia central, apresentando os resultados e comentários finais.

Elabore cada etapa em tópicos e depois escreva o texto que você irá falar. Isso não quer dizer que você irá ler o texto, mas serve para memorizar a lógica da sua apresentação e calcular o tempo.

Preparando os slides

Algumas pessoas colocam textos e mais textos no slide, mas isso não é, nem de longe, a melhor estratégia para uma apresentação de TCC. O PowerPoint deve servir de apoio para a sua oratória, e é importante não ficar olhando o tempo todo para os slides ou para papeis.

LEIA MAIS  Três livros gratuitos que vão te ajudar no TCC

Monte o arquivo com uma estética agradável e identidade visual em todos os slides, mostrando apenas os principais tópicos do trabalho e excluindo as informações desnecessárias. Todo cuidado é pouco para não deixar o material poluído.

Os slides podem ser muito úteis para apresentar gráficos, tabelas, estatísticas e outros números envolvidos em seu trabalho. Eles também podem ser usados para mostrar frases e citações curtas, que resumam um ponto importante.

Assista a outras bancas

Em alguns cursos, a apresentação de TCC é aberta ao público e ir até lá dar uma olhada é uma ótima idéia para quem está se preparando para essa fase. O aluno pode ficar muito mais tranquilo depois de assistir aos trabalhos dos colegas.

Essa experiência é muito boa para observar como os professores estão avaliando os trabalhos, além de ver como os colegas se comportam para responder às perguntas e controlam o tempo da apresentação.

Estude, domine e ensaie

Quem passa o ano inteiro preparando o TCC já conhece o trabalho de trás para frente. Mas é sempre importante reforçar que o domínio do conteúdo é a principal arma para se dar bem em apresentações.

Alguns dias antes, leia o roteiro com atenção para lembrar de todos os pontos que serão abordados. E não se esqueça de ensaiar muito para evitar erros na apresentação.

O ensaio é fundamental para que a apresentação aconteça de forma natural e segura. Você pode treinar falando o conteúdo para alguém que está totalmente por fora do assunto ou mesmo para o espelho.

Se o trabalho for em grupo, é bom que todos estejam bem preparados para o caso de algum professor fazer uma pergunta direcionada.

Uma boa forma de praticar é gravar sua apresentação em vídeo. Assim, é possível identificar os pontos fortes e fracos da apresentação.

Controle o tempo da apresentação

O ideal é chegar no local com no mínimo 30 minutos de antecedência para testar os equipamentos disponíveis para a apresentação do TCC, como computador, projetor e som.

LEIA MAIS  5 Melhores Trabalhos Prontos de Administração

Cada faculdade possui um critério de tempo de duração, mas costuma ser em torno de 20 a 30 minutos. Por isso, fique de olho no relógio para não atrasar nem se perder no raciocínio. Deixe um tempo depois da apresentação para dúvidas e perguntas da banca.

Você pode conferir algumas ótimas dicas que vão te ajudar a controlar o tempo na hora de falar em público.

Um dia antes, relaxe

No dia anterior à apresentação, não adianta ficar lendo e relendo o trabalho. Você já teve várias semanas para se preparar, então é fundamental encontrar formas de relaxar para evitar o nervosismo. Faça programas que te distraiam e relaxam, como assistir um filme, ou dar uma volta no parque.

Tente também manter uma dieta leve e nutritiva na prévia. Cuidado para não exagerar nos estimulantes, como café e energético.

Na hora de falar

No momento da apresentação, tente manter a calma, ficar tranquilo e fazer exatamente aquilo que já treinou diversas vezes. Encontre um ritmo adequado para sua fala, em que você não corra nem seja muito devagar. Assim, todos poderão acompanhar seu raciocínio e entender o que é dito.

Não negligencie os cuidados com a sua voz. Ela será fundamental para uma oratória bem sucedida. Por isso, vale a pena manter uma garrafa de água próxima durante o discurso.

Modere nas palavras; tente manter uma linguagem que seja formal mas não muito confusa. Não utilize gírias, palavrões ou ironias.

Um pouco de humor pode ser usado, mas com cuidado e sem ofender ninguém. Se você não está acostumado a contar piadas, não vá fazer isso pela primeira vez em sua banca.

Se deu um “branco”, volte para os slides como se nada tivesse acontecido. Quanto mais discretamente você o fizer, menos as pessoas perceberão que você errou.

Escolha a roupa certa

Não se esqueça que a imagem é muito importante no momento de se apresentar. Evite usar roupas e maquiagem muito carregadas, sensuais ou muito coloridas.

LEIA MAIS  5 Melhores Trabalhos Prontos de Pedagogia

Trata-se de uma ocasião que pede certa formalidade, então o ideal é escolher roupas confortáveis, sóbrias e com cores básicas, como preto e branco. Você pode optar por outras cores, mas com discrição.

Em alguns casos, quando a apresentação é feita em grupo, a equipe utiliza um “uniforme” ou vestimenta padronizada, mas isso não é obrigatório.

A primeira impressão passada é a que fica, e não basta falar bem se a sua comunicação não-verbal não passar segurança. Concentre-se no projeto, preste atenção na dicção e controle a sua linguagem corporal.

Evite ficar andando de um lado de um lado para o outro ou fazer muitos gestos com as mãos, pois isso pode acabar chamando mais atenção do que o conteúdo. Se você ensaiar na frente do espelho, pode avaliar e corrigir melhor a sua postura. Aqui, novamente, a técnica de gravar um ensaio ajuda bastante.

E não se esqueça de focar na banca; outras pessoas vão estar assistindo sua apresentação, mas seu público alvo são os avaliadores.

Respondendo às perguntas

Ao final da apresentação de TCC, os professores costumam fazer questionamentos sobre o trabalho. Você deve justificar as suas ações, responder com firmeza e mostrar ter conhecimento aprofundado sobre o tema.

Não interrompa as perguntas da banca, escute até o final e só então faça as suas considerações, de forma clara e objetiva. É importante não discutir, mas sim saber defender. Por isso, não tome as críticas para o lado pessoal.

Se um dos examinadores fizer uma pergunta e você não souber a resposta, não improvise algo de última hora apenas para impressionar. Seja sincero e fale que você não sabe ou que isso não foi o foco do seu trabalho.

Uma boa técnica é fazer um questionário de perguntas possíveis antes da apresentação. Pense com seu orientador tudo o que pode levantar dúvidas sobre seu trabalho e faça uma lista das respostas para cada uma dessas perguntas.

Por fim, nada como agradecer as pessoas que ajudaram no desenvolvimento do projeto e a atenção dada pela banca. Agora você já pode comemorar!

Fonte: WIDOOX.com.br

Deixe uma resposta