9 séries e documentários que todo amante de Arquitetura precisa assistir

9 séries e documentários que todo amante de Arquitetura precisa assistir

No dia 15 de dezembro é comemorado o Dia do Arquiteto. O profissional é responsável por projetar e coordenar construções, considerando o design, o conforto e a funcionalidade dos espaços. Pensando desde o tipo de material que será usado até o resultado estético e os detalhes finais, como iluminação, o impacto ambiental também não é deixado de lado por ele.

Para comemorar a data, separamos nove séries e documentários incríveis sobre Arquitetura, que poderão despertar sua criatividade e seu gosto pela área, ou deixá-lo ainda mais apaixonado por esse universo:

As Casas Mais Extraordinárias do Mundo

9 séries e documentários que todo amante de Arquitetura precisa assistir

Nesta série, o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin viajam pelo mundo para conhecer casas com diversos estilos de Arquitetura. Cada um dos episódios tem um tema específico, que varia de acordo com a localização das construções, como montanha, floresta ou litoral, por exemplo.

Por mostrar casas fascinantes em lugares tão diferentes, a série também pode servir de inspiração, mostrando que é possível ousar nessa área independentemente de onde estiver. O grande diferencial é que a série apresenta uma grande diversidade de estilos de construções. Ao longo dos episódios, é possível conhecer projetos arquitetônicos que unem o que há de mais diferente, mas, ao mesmo tempo, sem deixar de serem funcionais.

LEIA MAIS  Guia de Profissão: Arquitetura

A série também se destaca por não se limitar a mostrar o resultado dos projetos, mas todo o processo. Isso pode despertar diferentes ideias e possibilidades em quem se interessa pela área. As edificações também apresentam modernidade e luxo, mas não deixam a simplicidade de lado.

Disponível na Netflix.

A Escala Humana

Reunindo depoimentos de arquitetos e urbanistas, a obra aborda o processo de urbanização de cidades e o impacto que essa realidade gera, incentivando uma reflexão sobre como torná-las mais funcionais com novas maneiras de planejamento urbano, pensando a longo prazo.

Como os espaços estão cada vez menores, essa noção ganha espaço nas discussões sobre o tema.

Abstract: the Art of Design

Arte, design e arquitetura. Apresentado por diversos profissionais renomados da área, o documentário Abstract: the Art of Design mostra o impacto da arte pelo mundo, por meio do trabalho de designers de interiores, automóveis e outros especialistas do segmento.

Arquitetos de diversas regiões ressaltam que a inspiração é resultado de estudo e trabalho. Mas outro destaque da série é que ela também mostra as dificuldades da profissão, como os curtos prazos para os projetos serem finalizados, por exemplo.

LEIA MAIS  Salários da área de contabilidade

Disponível na Netflix.

Oscar Niemeyer – A Vida É Um Sopro

A história de Oscar Niemeyer, um dos mais famosos e respeitados arquitetos do século 20, é o foco do documentário. Por meio dele, podemos conhecer um pouco mais sobre suas obras, criações e as técnicas que explorou. Niemeyer também fala de sua trajetória e ideais.

Para quem é da área, o documentário é fundamental para saber mais sobre uma figura tão relevante, que é uma inspiração em termos de inovação. Para quem não se interessa tanto por Arquitetura em si, é uma boa opção para conhecer mais sobre as obras de Niemeyer, que são parte da história nacional.

Disponível no YouTube.

Secrets of Great British Castles

9 séries e documentários que todo amante de Arquitetura precisa assistir

Com Secrets of Great British Castles é possível explorar famosas construções britânicas. O historiador Dan Jones mostra as obras e explica a rotina das pessoas que moraram nas localidades séculos atrás.

Disponível na Netflix.

Big Dreams, Small Spaces

Em Big Dreams, Small Spaces, o apresentador e roteirista Monty Don viaja por diversas regiões da Inglaterra ajudando horticultores a plantar e transformar pequenos espaços nos jardins dos seus sonhos.

Disponível na Netflix.

LEIA MAIS  Como criar um currículo

Poeira e Batom no Planalto Central: 50 Mulheres na Construção de Brasília 

A partir do ponto de vista de 50 mulheres que se mudaram para Brasília entre 1956 e 1960, o documentário aborda a construção da capital federal. Além de mostrar a importância das mulheres nesse contexto, a obra assume grande importância por apresentar a construção de uma cidade desde seu início e destacar um momento histórico do país.

Disponível no YouTube.

Big Time

O documentário mostra o trabalho de Bjarke Bundgaard Ingels, arquiteto dinamarquês fundador do BIG (Bjarke Ingels Group), grupo que reúne profissionais do setor para atuarem nas áreas de arquitetura, urbanismo, pesquisa e desenvolvimento.

Referência no mundo da Arquitetura, o artista é o foco da obra. É possível acompanhar seu processo criativo, o que se passa na mente do artista, suas inspirações e cada detalhe de seus projetos.

Microtopia 

Neste documentário o foco está em construções completamente inusitadas espalhadas pelo mundo e que apresentam novas propostas com o foco em melhorias para a sociedade como um todo.

Questionando a forma como os espaços são aproveitados atualmente, arquitetos e construtores de diversas regiões mostram como minimizar os impactos sociais e ambientais das construções com tecnologia e simplicidade.

Deixe uma resposta