9 séries e documentários que todo amante de Arquitetura precisa assistir

9 séries e documentários que todo amante de Arquitetura precisa assistir

No dia 15 de dezembro é comemorado o Dia do Arquiteto. O profissional é responsável por projetar e coordenar construções, considerando o design, o conforto e a funcionalidade dos espaços. Pensando desde o tipo de material que será usado até o resultado estético e os detalhes finais, como iluminação, o impacto ambiental também não é deixado de lado por ele.

Para comemorar a data, separamos nove séries e documentários incríveis sobre Arquitetura, que poderão despertar sua criatividade e seu gosto pela área, ou deixá-lo ainda mais apaixonado por esse universo:

As Casas Mais Extraordinárias do Mundo

9 séries e documentários que todo amante de Arquitetura precisa assistir

Nesta série, o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin viajam pelo mundo para conhecer casas com diversos estilos de Arquitetura. Cada um dos episódios tem um tema específico, que varia de acordo com a localização das construções, como montanha, floresta ou litoral, por exemplo.

Por mostrar casas fascinantes em lugares tão diferentes, a série também pode servir de inspiração, mostrando que é possível ousar nessa área independentemente de onde estiver. O grande diferencial é que a série apresenta uma grande diversidade de estilos de construções. Ao longo dos episódios, é possível conhecer projetos arquitetônicos que unem o que há de mais diferente, mas, ao mesmo tempo, sem deixar de serem funcionais.

LEIA MAIS  TOEFL: Exame pode ajudar na hora de fazer intercâmbio

A série também se destaca por não se limitar a mostrar o resultado dos projetos, mas todo o processo. Isso pode despertar diferentes ideias e possibilidades em quem se interessa pela área. As edificações também apresentam modernidade e luxo, mas não deixam a simplicidade de lado.

Disponível na Netflix.

A Escala Humana

Reunindo depoimentos de arquitetos e urbanistas, a obra aborda o processo de urbanização de cidades e o impacto que essa realidade gera, incentivando uma reflexão sobre como torná-las mais funcionais com novas maneiras de planejamento urbano, pensando a longo prazo.

Como os espaços estão cada vez menores, essa noção ganha espaço nas discussões sobre o tema.

Abstract: the Art of Design

Arte, design e arquitetura. Apresentado por diversos profissionais renomados da área, o documentário Abstract: the Art of Design mostra o impacto da arte pelo mundo, por meio do trabalho de designers de interiores, automóveis e outros especialistas do segmento.

Arquitetos de diversas regiões ressaltam que a inspiração é resultado de estudo e trabalho. Mas outro destaque da série é que ela também mostra as dificuldades da profissão, como os curtos prazos para os projetos serem finalizados, por exemplo.

LEIA MAIS  17 Canais do YouTube Para Estudar Para o ENEM de Graça

Disponível na Netflix.

Oscar Niemeyer – A Vida É Um Sopro

A história de Oscar Niemeyer, um dos mais famosos e respeitados arquitetos do século 20, é o foco do documentário. Por meio dele, podemos conhecer um pouco mais sobre suas obras, criações e as técnicas que explorou. Niemeyer também fala de sua trajetória e ideais.

Para quem é da área, o documentário é fundamental para saber mais sobre uma figura tão relevante, que é uma inspiração em termos de inovação. Para quem não se interessa tanto por Arquitetura em si, é uma boa opção para conhecer mais sobre as obras de Niemeyer, que são parte da história nacional.

Disponível no YouTube.

Secrets of Great British Castles

9 séries e documentários que todo amante de Arquitetura precisa assistir

Com Secrets of Great British Castles é possível explorar famosas construções britânicas. O historiador Dan Jones mostra as obras e explica a rotina das pessoas que moraram nas localidades séculos atrás.

Disponível na Netflix.

Big Dreams, Small Spaces

Em Big Dreams, Small Spaces, o apresentador e roteirista Monty Don viaja por diversas regiões da Inglaterra ajudando horticultores a plantar e transformar pequenos espaços nos jardins dos seus sonhos.

Disponível na Netflix.

LEIA MAIS  Dia da Informática

Poeira e Batom no Planalto Central: 50 Mulheres na Construção de Brasília 

A partir do ponto de vista de 50 mulheres que se mudaram para Brasília entre 1956 e 1960, o documentário aborda a construção da capital federal. Além de mostrar a importância das mulheres nesse contexto, a obra assume grande importância por apresentar a construção de uma cidade desde seu início e destacar um momento histórico do país.

Disponível no YouTube.

Big Time

O documentário mostra o trabalho de Bjarke Bundgaard Ingels, arquiteto dinamarquês fundador do BIG (Bjarke Ingels Group), grupo que reúne profissionais do setor para atuarem nas áreas de arquitetura, urbanismo, pesquisa e desenvolvimento.

Referência no mundo da Arquitetura, o artista é o foco da obra. É possível acompanhar seu processo criativo, o que se passa na mente do artista, suas inspirações e cada detalhe de seus projetos.

Microtopia 

Neste documentário o foco está em construções completamente inusitadas espalhadas pelo mundo e que apresentam novas propostas com o foco em melhorias para a sociedade como um todo.

Questionando a forma como os espaços são aproveitados atualmente, arquitetos e construtores de diversas regiões mostram como minimizar os impactos sociais e ambientais das construções com tecnologia e simplicidade.

Deixe uma resposta