7 passos para introduzir o tema do seu TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma tarefa temida por boa parte dos alunos. Afinal, é comum a sensação de não saber como começar um TCC, definir um tema, já que o trabalho exige uma série de pesquisas, leituras e conhecimento das normas exigidas pela ABNT.

Após a definição do tema, definição da metodologia e escolha do referencial teórico, é importante começar a pensar na introdução, que é parte essencial da pesquisa acadêmica.

A introdução é o cartão de visitas para o trabalho, trata-se da parte responsável por situar o leitor sobre o conteúdo que virá a seguir e deve ser atrativa a ponto de estimular o leitor a continuar a leitura.

A seguir, aprenda como começar um TCC com uma introdução clara, objetiva e capaz de arrancar elogios da sua banca.

Introdução: conheça o passo a passo de como começar um TCC

Para te ajudar a saber como começar um TCC, criamos uma sequência que servirá como um guia básico no momento de montar sua introdução. Confira:

Passo 1: Apresentação do tema

Nos primeiros parágrafos, é importante introduzir o tema e o contexto em que ele está inserido. Nesse momento, é permitido ser objetivo, pois o aprofundamento será realizado ao longo do desenvolvimento.

Passo 2: Delimitação do tema

A delimitação do tema é essencial para evitar que o trabalho se torne superficial, o que contribui para questionamentos da banca de pontos que não foram abordados na pesquisa – e isso, certamente influenciará a nota final.

Uma forma simples de delimitar o tema é apresentar a problemática do trabalho (ou seja, a questão que o trabalho se propõe a esclarecer).

Passo 3: Apresente as hipóteses

Ao abordar a problemática da pesquisa, é preciso apresentar as possíveis respostas para esse problema, ou hipóteses. No fim da pesquisa, elas podem ser confirmadas ou negadas, sendo que isso será discutido nas considerações finais.

LEIA MAIS  Problemas com português?

Passo 4: Objetivos e metodologia

Em seguida, é importante falar sobre o objetivo geral do trabalho e também sobre os específicos, além de quais métodos serão utilizados para atingir esses objetivos.

Passo 5: Esclareça a relevância da pesquisa

Também é importante destacar a relevância do seu trabalho acadêmico para a sociedade em geral e para a comunidade científica, ou seja, o que justifica todo o trabalho de pesquisa.

Passo 6: Apresente a estrutura do trabalho

Nos últimos parágrafos da introdução, é importante apresentar toda a estrutura do trabalho, ou seja, um breve resumo de cada capítulo que virá a seguir (essa parte é feita após o fim da pesquisa).

Embora a introdução seja feita no início da elaboração do TCC, ela pode sofrer alterações durante todo o trabalho. Isso porque, os caminhos da pesquisa podem ser alterados durante o processo. Dessa forma, o ideal é realizar uma boa revisão na introdução quando a pesquisa estiver pronta, garantindo que todos os pontos estejam coerentes.

Para finalizar, temos uma dica extra: consulte uma biblioteca digital. Sua pesquisa acadêmica será muito mais rica e dinâmica com a possibilidade de consultar um acervo completo com os autores de todo o país da sua área de pesquisa.

Fonte: Minha Biblioteca

Deixe uma resposta