5 aplicativos essenciais para os estudantes de Direito

417
views
Aplicativos para os estudantes de direito

Hoje em dia é impossível imaginar os estudantes de direito sem um smartphone em mãos.

Com a expansão na produção de aplicativos nos últimos anos, os celulares também viraram um meio de estudo, com apps que proporcionam uma série de benefícios às pessoas que desejam usar seu tempo de forma produtiva.

Um retrato disso é o Brasil ser o país com mais smartphones conectados à internet na América Latina, em 2017, de acordo com o estudo da GSMA, organização que analisa todas as operadoras móveis do mundo.

Aplicativos para os estudantes de direito

Listamos 5 aplicativos que auxiliam os estudantes de direito nas dificuldades típicas encontradas na graduação, como ortografia, termos jurídicos, organização e a prova da OAB:

#1 – Novo Acordo Ortográfico – Michaelis

-PUBLICIDADE-

Escrever e ler são duas atividades cotidianas e essenciais para os estudantes de direito. Estar refinado na ortografia é essencial.

O Acordo Ortográfico surgiu da necessidade de padronização nas regras para todos os países com língua em comum, como um formato único de ortografia da língua portuguesa.

Uma unificação entre os países e adaptação sobre as modificações na língua, algo tão mutável e próprio de cada região. A reforma ortográfica da língua portuguesa, mais conhecida como “acordo ortográfico”, está em vigor desde 2016.

As mudanças são consideráveis, mas ainda existem muitas dúvidas no dia a dia sobre acentuação, hífen, trema e alterações no alfabeto.

Como uma forma de auxílio, o aplicativo “Novo Acordo Ortográfico – Michaelis” apresenta todas as modificações, de forma rápida e objetiva. Uma espécie de manual, com detalhes sobre todas as mudanças.

Disponível para Android e iOS.

Descubra: Começou o processo seletivo de estágio em direito pela Caixa Econômica Federal.

#2 – Aprendendo Direito

O aplicativo “Aprendendo Direito” é ideal para quem está no primeiro semestre e deseja ter noções básicas sobre vários assuntos relacionados ao universo jurídico.

É bem resumido e para quem não tem base nenhuma sobre vários assuntos no âmbito jurídico, torna-se quase uma enciclopédia.

Os tópicos de assuntos e dicas são: História do Direito, Administrativo, Civil, Constitucional, Penal, Ética e Moral, Filosofia do Direito, Tributário e etc. Bem intuitivo e fácil de navegar.

Disponível para Android.

#3 – Dicionário Jurídico

Os termos jurídicos podem ser bem complexos, ainda mais com muitas palavras com significado em latim. Um dicionário salva muito nessas horas de dúvidas, para buscar a origem da palavra e possíveis significados.

O problema é: quem tem um dicionário jurídico na mochila todos os dias?

Um aplicativo resolve facilmente esse problemão. O “Dicionário Jurídico” pode ser uma ótima alternativa no momento da leitura de um texto ou citação de um professor.

No aplicativo é possível “favoritar” as palavras mais complexas. É um ótimo método para fixar definitivamente o significado e incluir no próprio vocabulário.

Disponível para Android.

Descubra: Mitos e Verdades sobre a Advocacia.

#4 – Cram

Ao iniciar a graduação, o aluno de direito deve se atentar quanto à organização das matérias e métodos de estudo. Já escrevemos sobre esse tópico aqui no blog.

Um aplicativo popular é o Cram. Permite criar e visualizar por meio de cards duas técnicas diferentes de estudo. A primeira é a Memorize, em que o aluno responde questões com um tempo estipulado e o cram, uma espécie de fases com bônus no final.

Disponível para iOS e Android.

#5 – Simulados OAB

O aplicativo “Exame da OAB” é ideal para os estudantes de direito que estão na reta final da faculdade e prestarão o Exame da Ordem.

Com uma série de simulados e testes, o aluno pode se preparar para prova de qualquer lugar, como em casa, na hora do almoço ou até no transporte público.

Para o aumento da proficiência, a resolução dos simulados aumenta a chance de aprovação, por preparar o aluno para o dia da avaliação.

O aplicativo proporciona o cálculo do tempo e o histórico das provas já realizadas.

Disponível em Android.

Depois da série de sugestões de aplicativos, pegue o seu celular e veja qual se adequa às necessidades e dificuldades.