TOEFL: Exame pode ajudar na hora de fazer intercâmbio

O intercâmbio para estudo é tido como um dos maiores sonhos das Gerações Y e Z. Com o aumento da procura para cursos no exterior, os brasileiros estão entrando em contato com a lógica de um exame muito comum para quem pretende cursar o ensino médio ou a faculdade em países de língua inglesa: o Test of English as a Foreign Language.

Conhecido como TOEFL, esse teste mede a proficiência dos estudantes na língua inglesa e tem validade de 2 anos. Para manter seu título atualizado, é preciso continuar fluente no idioma e por isso tal exame é muito valorizado no mercado de trabalho.

Durante a prova, os alunos são submetidos às avaliações de compreensão e interpretação, escrita e pronúncia reconhecidas por seu alto nível de dificuldade. Para se preparar para o TOEFL, existem cursos e materiais específicos, porém, o preço não costuma ser muito acessível, assim como o próprio exame, cuja taxa para 2014 está fixada em 215 dólares.

LEIA MAIS  No Dia do Meio Ambiente, conheça algumas profissões relacionadas ao tema

Para quem estiver pensando em estudar por conta para prestar o TOEFL, aí vão alguns sites que podem ajudar.

Site oficial da ETS

Educational Testing Service (ETS) é a ONG que aplica o TOEFL ao redor do mundo. Em seu site oficial, ela oferece informações importantes sobre a prova, bem como dicas e questões modelo do exame.

Free English

Esse site oferece um bom recurso para quem já está mais adiantado nos estudos. Por aqui, é possível fazer um simulado de todas as etapas do TOEFL e avaliar a evolução de seu desempenho conforme os estudos avançam.

Private English Portal

O professor Steve Ford oferece videoaulas gratuitas em seu canal do Youtube para ajudar na preparação dos estudantes.

LEIA MAIS  3 razões para estudar na Coreia do Sul

Englishclub.com

Aqui é possível encontrar resoluções comentadas de questões padrão TOEFL.

Kaplan

Após se inscreverem, os usuários podem participar de um teste simulado do TOEFL e ainda compartilhar os resultados com amigos, comparando suas performances e trocando experiências.

4 English Exams

Esse site é ideal para quem está prestando qualquer exame de fluência em inglês, como o IELTS(equivalente britânico do TOEFL) e o TOEIC, que é menos voltado ao mundo acadêmico que o TOEFL. Aqui também estão dicas sobre o funcionamento da prova e como são calculados os resultados.

Testwise

Mais um site com dicas de questões em todas as áreas. Também oferece material didático composto por CD’s e livros, porém, eles são pagos.

Metacafe

Nele são disponibilizados vários vídeos que focam especialmente na área de pronúncia e escrita, altamente cobradas na prova.

Learn4Good

Aqui estão lições para praticar o inglês, além de simulados e dicas. Outro diferencial são os estudos sobre tópicos que podem ser cobrados nas redações do exame.

TestPrepPractice.net

Esse site disponibiliza várias questões modelo TOEFL, além de diversas provas simuladas e também há dicas para os estudantes.

Fonte: Universia Brasil