Aumente sua produtividade nos estudos para o 2 semestre

Banca de Monografia

Estudar é uma constante na vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Mas, nem sempre é prazeroso seguir essa rotina de estudo, avaliações e trabalhos acadêmicos. Crianças, jovens e adultos seguem um ritmo em seus locais de estudo, cada um em seu grau de dificuldade, mas que em geral perde na produtividade nos estudos por inúmeros motivos. Por isso, separamos 10 dicas para quem quer render mais nos estudos.

Enem, Sisu ou Vestibular? Qual usar para entrar numa universidade

Siga uma rotina de estudos

1. Concentração na escola, universidade ou curso técnico

Não interessa se está cursando uma graduação ou se ainda participa de aulas regulares do Ensino Fundamental e Médio, quem vai para o ambiente de estudo deve prestar atenção na matéria ministrada. Evite conversas paralelas no momento em que o professor estiver explicando, ou quando estiver resolvendo um exercício.

2. Sempre faça o dever de casa

Não adianta fazer a lição de casa na porta da escola, ou copiar tudo dos colegas de sala. Se tiver alguma atividade que o professor pediu para ser feita fora da sala de aula emprenhe-se para fazê-la, mesmo que tenha dúvida. Anote os questionamentos que apareceram e converse com o professor para não carregar essa dúvida com você.

LEIA MAIS  Redes Sociais como aliadas dos Professores em sala de aula

3. Crie uma rotina de estudo

Para render mais na escola, faculdade ou em qualquer outro ambiente educacional e absorver o conteúdo sem “decoreba”, o ideal é estudar, ao menos, uma hora por dia, em casa. As ideias estarão frescas na sua memória e você conseguira desenvolver o que aprendeu na aula. Use a internet para se aprofundar nas disciplinas e também anote as dúvidas que forem aparecendo durante esse tempo de estudo, para que possa expor para o professor na próxima aula.

4. Não tenha vergonha de participar das discussões em sala de aula

Quanto mais você se envolver nas discussões em sala de aula, mais o seu estudo vai render . Não preocupe-se em estar certo, pois você está naquela ambiente para aprender. O profissional que está ministrando a aula vai te ajudar a desenvolver sua ideia e vai aprimorá-la.

5. Crie uma metodologia que te ajuda a render nos estudos

Alguns aprendem na prática, já outros preferem a teoria. Identifique qual a maneira com que você absorve melhor as informações. Foque nesse método de estudo para reforçar o seu conhecimento. Por exemplo: faça resumos dos capítulos dos livros para que a leitura seja feita na semana de prova.

LEIA MAIS  Macetes de MATEMÁTICA para concurso

Atividades Complementares

6. Participe de grupos de estudo

Monte grupos de estudos ou participe de encontros com esse perfil para reforçar o que viu na escola. Assim, os colegas com maior facilidade em disciplinas que você não domina te ajudarão, e você contribui com o que tem maior conhecimento. Essa troca é muito válida, mas precisa de organização e foco para não ser um tempo perdido.

7. Aula particular de reforço

Algumas pessoas pagam para ter aulas particulares de disciplinas que não conseguem acompanhar na escola ou universidade. Essa alternativa também ajuda a aumentar a produtividade nos estudos , mas não é viável para todos, pois os profissionais cobram por hora aula e pode pesar no orçamento.

8. Sites com conteúdo de estudo

São muitos os sites que possuem conteúdos para estudantes online e sem custo. Para quem está prestando provas de concurso público, estudando para o vestibular ou até precisando reforçar o conhecimento na escola essa alternativa é muito eficaz. Basta uma rápida busca na internet para encontrar centenas de portais eletrônicos com esse perfil.

LEIA MAIS  Fundação Obama lança programa de bolsas na Universidade de Chicago

9. Estude nas férias para aumentar a produtividade nos estudos

Principalmente quem está se preparando para um vestibular ou concurso público deve continuar estudando nas férias. Crie uma rotina de estudos diferente. Inclua filmes e livros na sua lista de estudo, sempre relacionando a algum tema. Assim fica mais divertido reforçar o seu conhecimento.

10. Durma bem e mantenha intervalos regulares entre os estudos

Não adianta estudar demais e dormir mal. Mantenha uma rotina em que você se permite uma diversão, como por exemplo, a prática de atividades físicas. Durma pelo menos oito horas por dia e a cada 2 horas de estudo seguidas, descanse 30 minutos. O cérebro precisa de uma pausa para se recuperar do esforço do estudo e assim você renderá mais.