Vamos direto ao ponto: confira 10 dicas práticas de preparação para o vestibular. Veja praticamente tudo que você deve saber para que sua preparação para o grande dia seja impecável.
- Comece a prova pelas matérias que você sabe. Evite perder tempo com as questões nas quais empacar. Deixe-as para o final, com bastante tempo de sobra.
- Desenvolva um esquema de estudo que tenha a ver com você, lendo, fazendo resumos, resolvendo exercícios, etc. Em suma, tenha uma alta qualidade de estudo ao escolher o método que melhor se adapta ao seu ritmo e estilo.
- Uma prova bem feita exige, além de conhecimento, um bom preparo psicológico, para não ficar nervoso e acabar tendo o temido “branco”. Portanto, se necessário, solicite acompanhamento psicológico durante o ano do vestibular. Se não quiser ter este gasto extra, procure formas de estar sempre com a mente “zen”: faça yoga, durma tranqüilo, jogue cartas, namore, faça coisas que te acalmem e te deixem feliz.
- Reproduza a matéria com as próprias palavras. Esta é uma boa forma de fixar e aprender, além de exercitar sua escrita. Ao fazê-lo, você ainda desenvolve a habilidade de escrever rapidamente e em grande quantidade, exatamente o que vai acontecer no dia do exame.
- Não falte a nenhuma aula e sempre faça os exercícios propostos. Após fazê-los, leve-os para que o professor opine e nunca deixe as dúvidas acumularem.
- Consiga ter uma leitura crítica. Estabeleça o hábito de desenvolver opiniões e pontos de vista acerca de tudo que ler.
- Aproveite todas as fontes de informação que nos cercam: jornais, revistas, blogs, enfim… Esteja sempre atualizado!
- Entenda que o vestibular não é o fim do mundo e que ele é igual para todos. Evite pensar que, se não passar, está acabado! Calma, a vida é cheia de surpresas e não existe uma situação irreparável; guarde tudo de bom do ano do vestibular e renove seu espírito para a próxima tentativa, caso não passe. Mas você vai passar, é só se preparar!
- Saber que pode mudar de curso é fundamental para não encarar o vestibular como um bicho de sete cabeças.
- Sempre tenha um plano B. Se você escolheu determinada carreira para concorrer no vestibular, no ano seguinte pode mudar de idéia! Reflita bastante sobre isto e, após escolher a área desejada, estabeleça qual outra profissão também te interessa!



