Matérias Online: Como funcionam na Estácio?

materias-online-estacio

Ao iniciarmos uma faculdade, mesmo que o curso seja presencial, podemos nos deparar com matérias online em nossa grade curricular. E isso é uma novidade para muitos estudantes, sendo querida por alguns e odiada por outros.

As matérias semipresenciais são feitas à distância e estão disponibilizadas no sistema de comunicação da faculdade. Na Estácio de São José, em Santa Catarina, as aulas e os materiais são acessados via meio eletrônico, sendo que a primeira prova é feita no local de preferência do aluno e a outra tem que ser agendada para ser realizada na faculdade. Segundo a portaria 4.059 do MEC (Ministério da Educação), as matérias poderão ser disponibilizadas desde que não ultrapassem 20% da carga horária total do curso.

LEIA MAIS  Como fazer fichamentos

Pontos positivos das matérias online:

Alguns pontos positivos dessa modalidade.

  • Flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação, sem prejudicar o trabalho e os outros afazeres do aluno;
  • Interação com outros alunos do curso, além da sala de aula;
  • Comodidade, pois as aulas podem ser realizadas em qualquer local, seja trabalho ou casa, a critério do estudante;
  • Como as aulas são por vídeos você pode assisti-la quantas vezes for necessário, poderá pausar para fazer anotações, voltar caso não entenda o que foi dito, uma ampla maneira de aprendizagem.

Para mim, isso significando um grande progresso no mundo estudantil e atende algumas das necessidades que todo acadêmico tem como, por exemplo, conseguir estudar de casa.

Pontos negativos das matérias online:

Como em tudo na vida, também existe alguns pontos negativos nessa modalidade.

  • Pela distância, o aluno das matérias online precisa se empenhar mais para aprender;
  • A interação entre aluno e professor é mais limitada, com isso o aluno pode não prestar a atenção devida na aula. Também é mais difícil conseguir sanar as dúvidas de forma imediata;
  • As discussões não tem tanta repercussão como seria em um ambiente presencial;
  • Como o aluno tem outras matérias presencias, às vezes acaba deixando as disciplinas online de lado, não obtendo o conhecimento necessário;
  • É necessário ter uma tecnologia adequada. Ainda existem pessoas que não possuem acesso fácil à internet e nem tem aparelhos eletrônicos para esse fim.
LEIA MAIS  10 ferramentas do Google que facilitam na hora de estudar

Cabe ao aluno extrema dedicação às matérias, aproveitando ao máximo o lado positivo e aprendendo a lidar com o negativo, solucionando-o quando possível.