Intercâmbio Cultural

Já imaginou viajar pelo mundo, agregar conhecimento e cultura,  sem largar a faculdade? Existem hoje muitos programas que oferecem ao aluno de graduação e pós graduação a possibilidade de cursar disciplinas complementares ao seu currículo em um ambiente internacional. Para isso, é necessário um bom desempenho acadêmico, já que boa parte das bolsas de estudo no exterior são obtidas por meritocracia.

Faculdades particulares e públicas lançam anualmente vagas para alunos de todas as áreas estudarem em diversos países. Pensando no desenvolvimento pessoal e profissional do aluno, são feitas parcerias com instituições internacionais com o compromisso de receber um número de estudantes em seu campus e ter um destino para seus alunos. Exigências comuns são feitas como domínio do idioma do país, ter cursado certo número de disciplinas e obtido um CR (COEFICIENTE DE RENDIMENTO) acima da média.

LEIA MAIS  Por que estudar na Holanda é uma excelente escolha

Outro programa que promove a internacionalização da ciência e tecnologia é o Ciência Sem Fronteira. Trata-se de um projeto feito pelo governo federal com incentivo a pesquisas científicas no exterior.  Além disso, este projeto visa trazer para o Brasil pesquisadores do mundo inteiro, ampliando o espírito inovador das indústrias e empresas brasileiras. São mais de 100 mil bolsas de intercâmbio, mostrando que este já deixou de ser somente um sonho.

Também é possível ingressar em uma faculdade no exterior se cadastrando em sites de diversas instituições. A Fundação Estudar promove bolsas de estudos para jovens que desejam atuar na área comercial. A Fundação Lemann oferece bolsas para universidades nos Estados Unidos, através de um processo de admissão, assim como o Education USA.  Já na FAPESP são bolsas de iniciação científica. O Fullbright Brasil oferece diversos programas onde brasileiros podem estudar nos Estados Unidos e americanos no Brasil. E ainda tem o programa Santander, que conta com mais de 1.020 universidades conveniadas ao Santander Universidades.

LEIA MAIS  10 dicas de redação em inglês para quem quer estudar no exterior

Com todas essas oportunidades, o que você está esperando para se cadastrar em um desses programas e ver sua vida se transformar? Que tal  desafiar sua visão de mundo? Seu sonho está cada vez mais perto de se tornar realidade.