Guia de Carreiras: Direito

O CURSO de direito

Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país para organizar as relações entre indivíduos, empresas e instituições na sociedade. Zelar pela harmonia e pela qualidade dessas relações é a função do bacharel em Direito. Entre os atributos que o profissional deve ter, destacam-se persuasão e oratória.

Os três primeiros anos do curso são essencialmente teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia; e matérias específicas do Direito: Civil, Constitucional, Penal, Comercial e Medicina Legal. Nos trabalhos práticos, o aluno poderá atuar como juiz ou advogado simulando julgamentos. Em geral, a carreira e a especialização – a serem obtidas numa pós-graduação – começam a ser definidas no 5º ano, na escolha das disciplinas de formação específica. Para a conclusão e obtenção do diploma são obrigatórios o estágio e uma monografia. O curso tem, em média, a duração de 05 anos.

LEIA MAIS  Dia do Profissional de Educação Física

O QUE VOCÊ PODE FAZER

O Bacharel em Direito, recém-formado, tem 2 opções para escolha: Carreira de Advogado ou Carreira Jurídica.

Como Advogado, deverá se basear no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis para resolver os problemas entre pessoas e empresas, fazendo prevalecer a justiça.

Atuando na Carreira Jurídica, o bacharel em direito poderá se especializar e prestar concurso público com o objetivo de se tornar: Delegado de Polícia, Promotor de Justiça, Juiz de Direito, Procurador ou Desembargador.

MERCADO DE TRABALHO

Faltam profissionais qualificados para trabalhar no Judiciário e o número de magistrados ainda é menor que o necessário. A procura não parte apenas de escritórios de advocacia ou de grandes companhias que possuem departamento jurídico, mas também de instituições do terceiro setor. No setor empresarial, multinacionais costumam empregar o bacharel para atuar em processos das áreas trabalhista, tributária, cível e empresarial.

LEIA MAIS  Carreiras: Economia

Os escritórios de direito, por sua vez, abrem vagas para advogados e estagiários. Na carreira pública (concurso para ser juiz, promotor, procurador ou delegado de polícia) um nicho em alta é a Defensoria Pública, voltada ao atendimento da população carente, que não tem recursos para contratar advogado. As parcerias público-privadas, incentivadas pelo governo, também aquecem o mercado para o advogado especialista em contratos públicos, admitido para trabalhar em prefeituras, governos estaduais e órgãos públicos de todo o Brasil.

A constante atualização das informações por parte desses profissionais é fundamental para se destacar e conquistar uma posição privilegiada no mercado de trabalho.

O salário inicial do curso de Direito fica em média R$ 1.749,49 (até um ano de inscrição na OAB – fonte: Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro).

LEIA MAIS  As 10 melhores profissões para a geração Y

Ficou curioso e quer saber se você tem o perfil para seguir a carreira de Direito? Faça o teste e descubra!