Estácio: Oficina resgata aspectos criativos da escrita em papel

Mesmo enfrentando a concorrência feroz dos meios digitais, o papel ainda ocupa um lugar importante na vida de muitos profissionais das áreas de comunicação e artes. Isso é o que pretende mostrar a oficina “Como fazer um sketchbookpara registros criativos”, que será ministrada pela coordenadora do curso de Design Gráfico da FESJF, Daniela Brito, durante a XII Semana de Comunicação.

A oficina, que será ministrada na segunda, às 21h, explora um olhar diferente dentro da temática desta edição: “Narrativas contemporâneas”. De acordo com a professora, a intenção é resgatar processos criativos a partir de uma experiência artesanal e táctil, algo que parece cada vez mais distanciado da rotina dos alunos. A partir desses elementos, Daniela busca destacar a natureza afetiva do sketchbook, tipo de suporte aberto ao contato espontâneo e aos registros manuais. “Esse material deve ser visto como uma espécie de laboratório. Além disso, o que seria apenas um local de registro vai se tornar uma narrativa”, explica.

LEIA MAIS  Matérias Online: Como funcionam na Estácio?

A partir dessa proposta, os participantes da oficina poderão construir um caderno a partir de folhas avulsas que produzirem. Ao final, as páginas serão costuradas artesanalmente, em um tipo de encadernação totalmente artesanal.

Daniela destaca algumas vantagens do suporte escrito, como simplicidade, a possibilidade de se carregar dentro da mochila e a total independência de baterias ou qualquer outra fonte de energia. No entanto, a professora ressalta que esse tipo de ferramenta de criação não é incompatível com outras modalidades, ao contrário. “Nada impede que um processo nascido no papel seja posteriormente digitalizado”, diz.

A confecção desse tipo de material em processos criativos foi tema da pesquisa de Mestrado de Daniela. A dissertação “Projeto Croqui: vestígios e atravessamentos nos cadernos de artistas” foi defendida pela professora no início de 2014, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

LEIA MAIS  Estácio: FESJF recebe Selo Instituição Social Responsável

Deixe uma resposta