Dia da Informática

No dia 15 de Agosto é comemorado o Dia da Informática, pois foi neste dia, no ano de 1946, que surgiu o Eniac – primeiro computador eletrônico.

Muitos consideram a Informática como a área que mais influenciou o século XX. Se hoje vivemos a chamada “Era da Informação”, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação.

Desde seu início – lá no século XX –, quando a finalidade era exclusivamente científica e militar, a informática já era usada pelos governos como a Alemanha e os Estados Unidos. Até hoje, são utilizados computadores para rastrear e orientar naves e tanques, além de organizar planejamentos estratégicos e armazenar informações sigilosas.

LEIA MAIS  Rio de Janeiro é a cidade mais cara para fazer pós-graduação

A informática facilita a vida de todos. Por exemplo, pessoas de qualquer parte do mundo podem se comunicar em tempo real através dos computadores; é possível fazer cursos à distância via Internet; fazer compras e até pagar contas.

Em quase tudo o que consumimos e fazemos a informática está presente. Devido à sua importância, é muito difícil pensar em mudanças sem que alguma parte da informática não esteja envolvida.

Sem os computadores, o homem não teria chegado à Lua; não seria possível manter os satélites no espaço; as notícias não seriam transmitidas rapidamente, nem teriam muito alcance; aparelhos de hospitais não existiriam.

Graças à Informática temos um mundo à nossa frente a ser descoberto!

LEIA MAIS  Primeira entrevista de emprego: você está preparado?