Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos online

O Google oferece diversos serviços, entre eles a página do Google Acadêmico. O recurso fornece, de maneira simples, diversos livros, artigos, teses, resumos e disciplinas de forma bastante abrangente. É possível ainda encontrar publicações de editoras e organizações profissionais. E o melhor: de forma gratuita. Veja o passo a passo deste tutorial e saiba como utilizar a ferramenta da gigante das buscas.

como realizar a busca
Passo 1. Acesse a página do Google Acadêmico;
Passo 2. Digite o assunto ou disciplina que deseja pesquisar. É possível escolher pesquisar em toda a web ou apenas em páginas em português;

12

Passo 3. Para pesquisar sobre um autor específico, digite “Autor: nome”.

autor

Como filtrar a busca
O Google exibe, em um primeiro momento, os resultados por ordem de relevância. Mas é possível filtrar e tornar a sua pesquisa mais segmentada. Do lado esquerdo da tela, o Google disponibiliza diversos filtros: datas, idioma, incluir patentes, citações, dentre outros. Saiba como:
Passo 1. Para visualizar os resultados por ordem cronológica, clique em “Classificar por data”;

cronologica

Passo 2. E se deseja filtrar por data de publicação, selecione “Período específico” e digite o ano inicial e final. Por exemplo: artigos de 2012 a 2014. E clique em “Pesquisar”;

LEIA MAIS  O que é e como usar o Google Acadêmico

data31

Passo 3. Ainda há como incluir e retirar da busca resultados de citações e patentes com a palavra-chave escolhida. Basta desmarcar ou marcar no menu lateral.

Pesquisa avançada
No Google Acadêmico Avançado, o internauta pode filtrar melhor os resultados. Veja como:
Passo 1. Clique na seta apontada para baixo no canto superior direito da tela;

patentes-e-citacoes

Passo 2. Selecione “Pesquisa avançada”;
pesquisa-avancada11

Passo 3. É possível buscar pelo nome do autor, data de publicação, palavras-chave, em qual veículo o artigo foi publicado, dentre outros recursos. Preencha os campos que desejar e clique na ilustração em azul da lupa.

pesquisa-avancada-3

Biblioteca
Também é possível criar sua própria biblioteca, citações, alertas e confira métricas. Esta ferramenta serve para o internauta “guardar” artigos e livros de seu interesse para facilitar o acesso à textos recorrentes.
Para isso, basta clicar em “Salvar”, embaixo de um resultado de pesquisa para salvá-lo na biblioteca.

LEIA MAIS  Você conhece o Google Acadêmico ou Google Scholar?

salvarbiblioteca

Citações
A ferramenta é exclusiva para autores e permite que esses acompanhem as citações feitas de seus artigos. Este recurso possibilita visualizar quem cita suas publicações e verificar gráficos de citações ao longo do tempo.
Alertas
O internauta pode receber atualizações mais recentes do Google Acadêmico sobre determinado assunto ou autor ao criar um alerta. Siga nosso passo a passo e aprenda como criar:
Passo 1. Clique em “Criar alerta”;

alerta2

Passo 2. Digite a palavra-chave, seu endereço de e-mail e selecione “Criar alerta”.

alerta1-2

Métricas
Esta ferramenta permite aos autores e internautas avaliar de maneira prática e rápida a visibilidade e influência de artigos acadêmicos publicados recentemente. O usuário pode explorar as publicações em determinadas áreas. Para isso, basta selecionar o assunto desejado ou navegar no campo de pesquisa.

metricas

É possível procurar publicações específicas em todas as línguas por meio das palavras em seus títulos.
Configurações de resultados de buscas e idioma

Passo 1. Clique em “Resultados de busca”;
Passo 2. No menu, selecione quantos resultados por página deseja e se quer abrir a resposta da pesquisa em outra janela ao clicar no link. Além disso, é possível configurar se deseja visualizar ou não links de citações e para qual diretório quer importar;

LEIA MAIS  Google: 10 dicas para usar ferramentas gratuitas em aula

configuracoes
Passo 3. Clique em “Idiomas”;
Passo 4. Selecione o idioma a ser exibido nas dicas e mensagens do Google e marque quais deseja visualizar nos resultados da pesquisa;

idioma

Configurar links de biblioteca
Bibliotecas de todo o mundo podem disponibilizar seus títulos por meio de um link. Com isso, seus sócios podem acessar esses recursos integrados aos resultados de pesquisa do Google Acadêmico.
Para inserir uma biblioteca, digite o seu link de acesso e clique em “Salvar”.

links-de-biblioteca

O acesso online às publicações assinadas pelas bibliotecas é, em geral, exclusivo para seus sócios. É preciso efetuar o login com senha da biblioteca ou configurar o navegador com o Proxy do acervo.
Agora que já sabe usar as ferramentas do Google Acadêmico, aproveite para usá-las nos trabalhos acadêmicos, escolares, monografias e artigos científicos.

Deixe uma resposta