Carreiras: Educação Física

Educação Física é o ato de promover a saúde e a capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais, que nos acompanha desde a fase inicial da escola. Mas, justamente nessa fase, é vista apenas como uma disciplina complementar e tem menos importância do que as outras matérias, como matemática, português e história. Educação física significa controle do corpo, controle físico. O ato de educar está relacionado à disciplina corporal.

O profissional de Educação Física é responsável por organizar, executar e supervisionar programas de atividades físicas para pessoas e grupos. Prepara indivíduos para a prática de exercícios, auxilia no tratamento de portadores de deficiência, entre outras atividades.

O curso tem a duração média de quatro anos. Entre as matérias da grade curricular estão Anatomia, Fisiologia, Ortopedia, Estatística, Administração e Economia. Para a conclusão do curso, o estágio é obrigatório e algumas instituições exigem também monografia. Para lecionar, é necessário fazer licenciatura.

LEIA MAIS  Dia do Veterinário

Com a preocupação cada vez maior dos brasileiros em relação ao corpo e à saúde, o mercado de trabalho está em alta. Formado, o profissional pode atuar com o condicionamento físico: auxiliar na realização de exercícios como personal trainer de clubes; academias de ginástica ou empresas; dar aulas no ensino fundamental e médio; trabalhar com instrução e acompanhamento de idosos; recreação; entre outras opções.

O salário inicial médio é de R$ 1.380,00. (Fonte: Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo)

Você faz ou pretende cursar Educação Física e não sabe qual área seguir? Faça o teste e veja a área que tem mais a ver com o seu perfil!

LEIA MAIS  Fisioterapia: descubra quais são as principais possibilidades de atuação da área

Saiba mais sobre o Dia do Profissional de Educação Física aqui.