5 razões para estudar na França

Se comida, vinho, museus, café e cultura ainda não forem suficientes para convencê-lo de que a França é um destino de intercâmbio incrível, nós temos mais razões para você vir estudar na França.

Famosa pela sua história, pontos turísticos e estilo de vida sofisticado, a França é um dos destinos de estudo mais populares do mundo – e Paris já conquistou várias vezes o primeiro lugar no ranking das melhores cidades universitárias do mundo da QS. Milhares de estudantes estrangeiros viajam para o país todos os anos à procura da la belle vie.

5 razões para estudar na França

Reputação acadêmica

Os franceses são entusiasmados com a educação superior e investem muito em pesquisa, o que significa que as suas universidades consistentemente têm excelentes desempenhos em rankings globais. O QS World University Ranking, por exemplo, classificou 41 instituições francesas entre as melhores do mundo; as duas mais famosas, Ecole Normale Supérieure – Paris e Ecole Polytechnique ParisTech, são mundialmente renomadas, respectivamente em 23º e 40º lugar. As escolas de negócios francesas conquistaram reputação global pela qualidade do ensino e pelos seus resultados competitivos. As instituições da França são famosas, principalmente, nas áreas de humanas e artes.

Riqueza cultural

Viver na França significa mergulhar em cultura. Seja provando macarons em uma ruazinha de Lille, pesquisando a literatura clássica francesa em um sebo em Paris, ou provando vinhos na Riviera Francesa (a Costa Azul)… Uma das coisas mais belas da França é que a cultura tradicional e a contemporânea convivem lado a lado, harmoniosamente. Você pode passar os seus sábados à tarde caminhando por uma galeria de arte e terminar o dia em um show ao vivo em alguma praça. Não importa se você gosta de Daft Punk e David Guetta, ou se prefere Chopin, a França é o lar de músicos épicos, para todos os gostos. E, claro, você também provará a famosa culinária francesa. Só em Paris você encontra 70 restaurantes presentes no Guia Michelin!

LEIA MAIS  Alemanha oferece bolsas de estudo para mestrado em comunicação

Fluência no francês

Sejamos honestos: quem não gostaria de aprender francês, a língua do amor, da diplomacia e da sofisticação? Mesmo que o seu curso acadêmico seja ministrado em inglês, viver na França é a oportunidade ideal para aprender o idioma oficial do país. Muitas pessoas argumentam que você só consegue aperfeiçoar a sua fluência quando vive em um país onde a língua é falada. Você estará imerso no idioma diariamente ao fazer compras, ouvir rádio, assistir à TV, ir ao cinema, e se comunicar em francês o tempo todo. Mesmo assim, você pode considerar investir em aulas para compreender a gramática. Ser capaz de falar a língua francesa não só é uma grande conquista pessoal como também uma habilidade admirável para colocar no currículo quando retornar ao Brasil.

LEIA MAIS  Os prós e contras de estudar no Canadá

Educação acessível

Você pode se surpreender ao descobrir que os preços da educação superior na França são razoáveis em comparação a outros destinos de estudo populares, como Reino Unido e Estados Unidos (principalmente para os estudantes europeus, que pagam as mesmas taxas que os franceses). Financiamentos e bolsas de estudo também estão disponíveis e o Ministério de Relações Internacionais e Europeias distribuem um grande número de bolsas para estudantes internacionais. Dito isto, é importante saber que o custo de vida na França pode ser consideravelmente caro, especialmente em cidades como Paris.

Paris

Nós sabemos que acabamos de lhe informar que morar em Paris é caro. Mas nós também achamos que ela é uma das melhores cidades do mundo! Como mencionado acima, Paris tem no mínimo 70 países no famoso Guia Michelin; mas não são apenas lugares sofisticados. Você pode começar o seu dia comendo um delicioso café da manhã tipicamente parisiense com croissant; à tarde, pode comer um crepe francês de banana com Nutella, vendidos pelas ruas da cidade. Não quer sair pra comer fora à noite? É só encontrar a mercearia ou o mercado mais próximo de você e fazer umas comprinhas. Paris também famosa pelos seus marches , mercados ao ar livro com comida, arte, antiguidades e ótimas opções de lembrancinhas para amigos e familiares. Sabe uma opção melhor ainda? Passear por todos estes lugares de bicicleta!

LEIA MAIS  Governo oferece bolsas na Coreia do Sul

Os museus e galerias de arte também são outro forte de Paris. Você naturalmente visitará o Louvre, o Musée d’Orsay ou, se quiser um lugar mais tranquilo, o Musée Rodin.

Paris tem diversos apelidos, mas o mais famoso é “A cidade luz” (ou La Ville Lumière ). Apesar de a Torre Eiffel brilhar à noite enfatizando o apelido, Paris é, na verdade, historicamente famosa por ser um centro de educação e inovação e, atualmente, é a casa de muitos negócios multinacionais.

O mercado de trabalho na cidade é competitivo, mas há diversas empresas à procura de estudantes internacionais. Ou seja, estudar na França é uma das melhores coisas que você pode fazer para agregar valor ao seu currículo.