A Vida Está Corrida? 4 Dicas Para Ganhar Tempo Para Estudar

372
views

Não é fácil quando a nossa rotina, principalmente a de trabalho, começa a interferir nos estudos. Eu passei por essa experiência e sei bem como é. Isso pode fazer o seu semestre se tornar um caos. Para conseguir dar conta do recado sem deixar a peteca cair, preparei 4 dicas para ganhar tempo para estudar.

estudante-no-pc-Copy-2

Confira as nossas 4 dicas para ganhar tempo para estudar

1. Crie o seu cronograma

Tire um momento para definir as matérias que pedem mais urgência para estudar. Seja realista com relação ao tempo disponível. Veja alguns exemplos:

Segunda, terça e quarta-feira: chegar mais cedo na faculdade e estudar 40 minutos de Economia.

-PUBLICIDADE-

Quinta, sexta e sábado: focar totalmente em Matemática Financeira – estudar 30 minutos no almoço e 20 minutos depois da aula de Física.

Quando você separa seus estudos por blocos, é possível concluir as tarefas mais rápido. Programe essa rotina  em uma agenda (física ou eletrônica) para você não se esquecer. Para mim, funciona melhor a eletrônica, já que ela pode ser um aplicativo para smartphone que apresenta notificações.

2. Torne seu momento de estudo sagrado

Se você conseguir estudar pelo menos 40 minutos por dia totalmente focado, pode manter o controle do seu cronograma. Isso costuma depender do curso, mas no geral é bastante funcional.

Reserve um tempo do seu dia para estudar e faça com que esse tempo seja respeitado. Sem redes sociais, sem distrações, sem interrupções, sem pessoas por perto, de preferência. Você vai ficar impressionado como esses 40 minutos podem render.

3. Use a tecnologia a seu favor

Uma coisa que eu fazia muito era gravar o áudio das aulas no celular. Eu até pedia para a professora para deixar meu celular em cima da mesa dela no modo gravação. É totalmente diferente quando você assiste às aulas com uma turma grande e falante e quando você está sozinho e concentrado para fazer suas anotações com calma.

4. Ache brechas para estudar

O que me ajudava muito era voltar de ônibus do trabalho escutando algumas aulas que eu tinha gravado no celular. Você também pode levar as apostilas, artigos baixados da internet e vídeos em um dispositivo móvel. Assim, será possível estudar na fila do banco, no ponto ônibus, no carro, enquanto lava a louça, na hora do almoço no trabalho, na volta para casa, entre uma aula e outra, etc. Mas lembre-se: isso só dá certo se sua organização e cronograma estiverem bem definidos!

Sei que nem sempre é fácil, mas, com um pouco de empenho, você consegue reinventar sua rotina de estudos a seu favor para te ajudar a não enlouquecer.

E você, tem alguma técnica para estudar?

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.