4 dicas para estudar na Unopar gastando pouco

Como é sabido por todos, as coisas não estão fáceis para ninguém. O desemprego assola milhões de brasileiros, e, mesmo não atingindo a todos, afeta de alguma maneira muitos orçamentos e famílias de nosso país. Só que isso não precisa significar o adiamento dos sonhos, pois o tempo passa, e tempo é dinheiro.

Ajustando bem, dá para conciliar o sonho do curso superior com as finanças da casa. Confira as dicas:

Dica n° 1: Bolsas e descontos na mensalidade

Muitos candidatos se frustram por não conseguirem o ingresso na universidade por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)
.
No entanto, o Quero Bolsa traz uma boa notícia: parcerias com as instituições de Ensino Superior e descontos que chegam até 75% do valor da mensalidade. Além do mais, as faculdades costumam conceder um desconto de pontualidade para quem pagar o boleto até o quinto dia útil do mês.

LEIA MAIS  Unopar vai dar bolsas de até 100% para famílias carentes

Na Unopar, onde sou aluna do curso de Pedagogia, esse desconto é de 6% do valor total da mensalidade. Lá também, o aluno egresso do Grupo Kroton, tem desconto para fazer outro curso. No fim do semestre dá uma boa aliviada!
Algumas faculdades fornecem descontos para estudantes que residem em outros municípios. Não custa nada dialogar para continuar seguindo em frente com os sonhos.

Dica n° 2: Material Didático

Vou falar da Unopar, que é a universidade onde estudo: lá, as disciplinas têm livros, que são distribuídos aos alunos sem custos adicionais; as web aulas são bem elaboradas e agregam bastante valor à nossa formação; os slides das aulas semanais, que alguns compram na xerox, fica disponível no AVA para download. Assim sendo, o aluno pode baixar e imprimir em casa ou deixar o arquivo no smartphone ou tablete para acompanhar a aula.
Vale salientar que as faculdades possuem também bibliotecas físicas, com acervos que muito ajuda no estudo e confecção de trabalhos.

LEIA MAIS  Unopar promove curso de programação para mulheres

Dica n° 3: Alimentação

Há uma modinha do bem que pode ser uma aliada bem bacana dos universitários: a marmitinha.
Muitos alunos não dispõem de grana todo dia para comprar lanche, principalmente quando o fim do mês se aproxima. Outros reclamam dos valores praticados pelas cantinas, e, ainda existem aqueles que fazem a seguinte piada: “Ou compro a xerox ou compro o lanche, os dois não dá”.
Pois bem, é aí que o lanchinho trazido de casa entra e tem seu valor: sai mais barato e o aluno sabe a procedência e o valor nutricional, o que a médio e longo prazo resultam em uma boa economia.
Há quem leve barrinha de cereal, biscoitinhos, fruta picada ou inteira, garrafinha com água e o que mais agradar ao paladar.

LEIA MAIS  Conecta Unopar: conheça o portal de empregabilidade

Dica nº 4: Transporte

O trajeto de ida e volta para a facul representa no fim do mês uma fatia do orçamento. Algumas dicas para economizar são: cartão ou vale transporte, onde na maioria das cidades os estudantes pagam meia ou têm gratuidade no serviço de transporte público.
Caso dê, vá de bicicleta ou a pé mesmo, o meio ambiente agradece. Muitos alunos fazem rodízio de carona, cada semana no veículo de um. Outros pagam serviços mensais de van, e, no meu caso, que não moro no município do Polo, os alunos fizeram uma Comissão Estudantil para locar veículos e recolher as mensalidades dos colegas.

Com os devidos ajustes, aqui e ali, todo mundo pode fazer um curso superior.

Deixe uma resposta