8 temas que sempre caem no ENEM

146
views
8 TEMAS QUE MAIS CAEM NO ENEM | BLOG DO ZE MOLEZA

Pode parecer que o ENEM está longe, mas quando menos se espera as provas estão batendo na nossa porta. Por isso separamos os 8 assuntos que sempre caem no enem, por que sabemos que estar por dentro é essencial na hora de realizar esse tipo de prova.

O levantamento é do Sistema Poliedro e engloba os assuntos mais recorrentes no período de 2009 a 2015. Lembrando que o ENEM é dividido em 4 provas objetivas e uma redação. Mais precisamente, as áreas de conhecimento abordadas nas provas são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências da Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias.

Descubra: O Sistema de Cotas nas Universidades Públicas

Assuntos que mais caem no ENEM divididos por área de conhecimento

Separamos pelas áreas de conhecimento das provas, os 8 assuntos que mais caíram nos anos analisados.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

-PUBLICIDADE-

Engloba Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

1º lugar: Estratégias argumentativas e discursivas (12%)
2º lugar: Escolas literárias (11%)
3º lugar: Variedades linguísticas (10%)
4º lugar: Arte e cultura (9%)
5º lugar: Textos jornalísticos: interpretação e estrutura (8%)
6º lugar: Linguagem Digital (8%)
7º lugar: Figuras de linguagem e recursos expressivos (7%)
8º lugar: Linguagem Corporal (7%)

Fique de olho

  • As sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação são sempre exigidos para o desenvolvimento do tema de redação.
    Fique atento para a relação entre textos verbais e textos de outras linguagens (charges, tirinhas, obras de arte, mapas, gráficos, representações geométricas). Procure o ponto de vista e a intenção de cada enunciador. Atenção também com as características de cada gênero, pois cada um traz uma linguagem e uma intencionalidade diferente.
  • Estude variação linguística; registro (formal ou informal/popular ou padrão). E não se esqueça de que a linguagem se adequa ao contexto comunicativo.
    “Concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros e formas discursivas” é um assunto recorrente no exame. Fique atento também com as relações entre a literatura e outras artes. A interpretação do texto literário é fundamental para a resolução das questões.

  • A palavra de ordem no estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos é ideologia. Identificar o ponto de vista do enunciador e de estratégias argumentativas é tarefa essencial.
  • É importante interpretar a expressão artística do corpo, compreendendo as diversas manifestações culturais, além de reconhecer a importância das atividades físicas para o bem-estar. Além disso, perceber a diferença entre expressão e linguagem corporal.
  • Além de textos visuais, o exame tem exigido do aluno conhecimento das outras artes: folclore, dança, teatro e música.
  • Função e impacto social de novas tecnologias é tema crescente no Enem. Não deixe de se inteirar sobre chats, redes sociais, blogs e E-readers.

Ciências da Humanas e suas Tecnologias

Abrange História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

História:
1º lugar: Brasil Colonial (13%)
2º lugar: Primeira República (10%) (veja mais aqui)
3º lugar: Império (10%) (assista a aula sobre o segundo reinado)
4º lugar: Cultura negra no Brasil (7%) (saiba mais aqui)
5º lugar: Revoluções Industriais (6%)
6º lugar: Ditadura Militar (6%) (leia mais aqui)
7º lugar: Origens da Civilização Ocidental (5%)
8º lugar: Era Vargas (5%)

Geografia:
1º lugar: Espaço rural (10%)
2º lugar: Impactos ambientais (8%)
3º lugar: Globalização (8%) (leia mais aqui)
4º lugar: Geologia e geomorfologia (7%) (veja dicas aqui)
5º lugar: Geopolítica do mundo atual (5%) (veja mais aqui)
6º lugar: Migrações (5%) (veja um pouco mais sobre o assunto)
7º lugar: Urbanização (5%) (leia mais aqui)
8º lugar: Energia (5%)

Filosofia e Sociologia:
1º lugar: Etnocentrismo e relativismo (7%)
2º lugar: Esferas culturais: o popular, o erudito e o patrimônio (7%)
3º lugar: Filosofia Moderna: Descartes (5%)
4º lugar: Filosofia moral e a questão ética (5%) (veja mais aqui)
5º lugar: Consequências da globalização – tecnologia e trabalho (5%) (leia mais aqui)
6º lugar: Filosofia: Aristóteles (4%)
7º lugar: Mudança de Paragdima: Maquiavel (4%)
8º lugar: Legislação brasileiro e seu impacto social (4%) (leia mais sobre classes sociais)

Descubra: Os Clássicos da Sociologia Brasileira

Fique de olho

  • Nos últimos anos, diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade foram conteúdos muito exigidos. Fique atento às questões contemporâneas, principalmente àquelas ligadas aos conflitos atuais e suas origens históricas, sem esquecer as implicações que esses eventos têm na vida cotidiana. A cultura brasileira e a influência cultural africana e indígena são assuntos constantemente abordados.
  • Um grande conhecimento dos diferentes fatores que resultaram em revoluções, revoltas, movimentos sociais e políticas ajudará bastante na resolução das questões. A questão das minorias e da busca por direitos sociais merece atenção.
  • Como eram as relações de trabalho há 500 anos? E atualmente? Com a evolução tecnológica, saber como as relações de trabalho e produção se transformaram fará com que as questões sobre esse conteúdo sejam feitas com facilidade. Fique antenado na realidade do Brasil, principalmente no que diz respeito à economia açucareira e à modernização da indústria brasileira após os anos 1950. Aspectos da urbanização e do espaço agrário no Brasil também merecem atenção.
  • A discussão exaustiva do impacto humano sobre o meio ambiente não esgotou as possibilidades de abordagem desse assunto. Portanto, informe-se ainda mais sobre as mudanças climáticas e outras consequências da intervenção humana no ambiente, dando atenção especial às mudanças que afetam o Brasil e seus ecossistemas.
  • A leitura correta de mapas, tabelas e gráficos ainda é premissa de muitas questões. Além disso, busque mais informações sobre as diversas formas de mapeamento e representação gráfica que existem, atentando-se para as diferenças entre elas.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Explora Física, Química e Biologia

Biologia:
1º lugar: Lixo – problemas ambientais (10%)
2º lugar: Imunização (10%)
3º lugar: Água – problemas ambientais (8%)
4º lugar: Ciclos do carbono, nitrogênio e água (7%)
5º lugar: Genética e mutações (6%)
6º lugar: Fontes de Energia (5%)
7º lugar: Respiração aeróbia e anaeróbia (5%)
8º lugar: Relações ecológicas e desarmônicas (5%)

Física:
1º lugar: Usinas e instalações residenciais (19%)
2º lugar: Ondas (15%)
3º lugar: Calorimetria (13%)
4º lugar: Hidrostática (11%)
5º lugar: Óptica (8%)
6º lugar: Circuitos Elétricos (8%)
7º lugar: Cinemática (7%)
8º lugar: Dinâmica (5%)

Química:
1º lugar: Cadeias carbônicas (17%)
2º lugar: Estequiometria (14%)
3º lugar: Unidades de concentração (7%)
4º lugar: Eletroquímica (7%)
5º lugar: pH e pOH (7%)
6º lugar: Termoquímica (7%)
7º lugar: Separação de Misturas (6%)
8º lugar: Acidez e Basicidade (6%)

Fique de olho

Física

  • Foque nos conceitos básicos de radiação, oscilações e ondas. Existe uma tendência nas provas mais recentes de cobrar conceitos que envolvam conhecimentos desses fenômenos.
  • Gráficos são ferramentas essenciais nas Ciências da Natureza. Suas interpretações e conclusões podem ajudar na compreensão e no estudo de diversos fenômenos. Esse é um artifício que o Enem utiliza muito.
  • Noções de cinemática, hidrostática e dinâmica são sempre importantes, pois são os assuntos da física que mais podem ser relacionados ao cotidiano.
  • Relações envolvendo consumo de energia elétrica, potência elétrica dissipada e medidores elétricos são assuntos bastante recorrentes no Enem.
  • Questões relacionadas à conservação de energia estão presentes cada vez mais. Atenção para os conceitos de trabalho, energia e potência.
  • Conceitos fundamentais de calor, energia térmica, propagação de calor e calorimetria são recorrentes. Em calorimetria as questões envolvem geralmente não só conceitos, mas também alguns cálculos.
  • Lembre-se da importância das Leis de Kepler e da formulação da Lei da Gravitação Universal, que foram importantíssimas para uma nova concepção ideológica de universo. Relacione também essas leis com o contexto histórico em que estavam inseridas.

Química

  • Questões envolvendo características gerais, estrutura e propriedades de compostos orgânicos aparecem cada vez mais nas provas do novo Enem. É fundamental saber identificar funções orgânicas em moléculas. Noções sobre polímeros naturais e sintéticos são importantes, com atenção especial para as reações de polimerização. O mecanismo de ação de sabões e detergentes deve ser entendido.
  • Atenção com os aspectos quantitativos das transformações químicas. É importante saber grandezas como massa, volume e mol, além das leis ponderais das reações químicas. Domine o cálculo estequiométrico.
  • A substituição de combustíveis fósseis por combustíveis alternativos é assunto frequentemente abordado, assim como o uso de novas formas de energias consideradas “limpas”. A utilização de usinas nucleares para a geração de energia em grande escala também é assunto de grande importância. Fique por dentro das discussões sobre as vantagens e desvantagens.
  • Polaridade das moléculas e forças intermoleculares são assuntos importantes. A relação entre a estrutura das moléculas, suas propriedades e aplicações é explorada frequentemente e merece atenção. Atente também para as noções de mistura e métodos de separação.
  • Estude o conceito de entalpia de combustão e saiba interpretar equações termoquímicas. Pilhas, baterias e células combustíveis são assuntos frequentemente abordados. Conceitos fundamentais de radioatividade e análise de gráficos de meia-vida também são importantes.
  • Saiba analisar os sistemas em equilíbrio e os fatores que alteram essa condição. Equilíbrio ácido-base, pH e solubilidade dos sais são assuntos que também merecem atenção.

  • Conceitos relacionados à contaminação e proteção ambiental associados à obtenção ou produção de substâncias químicas são aparecem frequentemente nas provas. Problemas ambientais como efeito estufa e chuva ácida são importantes e merecem ser estudados, assim como as propostas de intervenção no meio ambiente e na sociedade. Mineração e metalurgia também merecem destaque.
  • Atenção com os conceitos de solubilidade e tipos de concentração das soluções. Análise dos aspectos quantitativos das propriedades coligativas é assunto frequentemente abordado. É importante dominar conceitos de ácidos e bases, bem como suas propriedades e as reações de neutralização.
  • Estrutura atômica, número atômico, número de massa, massa atômica e isótopos são conceitos básicos da Química e merecem atenção.
  • Fatores que alteram a velocidade de uma reação e o conceito de energia de ativação são tópicos importantes.

Descubra: 9 profissões para quem ama o meio ambiente

Biologia

  • Ecossistemas, fluxos de energia, fatores bióticos e abióticos, interações entre os seres vivos, biomas brasileiros, exploração e uso de recursos naturais e conservação da biodiversidade são os assuntos mais pedidos nas questões do novo Enem. Foque também nos ciclos biogeoquímicos e nos principais impactos ambientais.
  • Aspectos gerais do metabolismo e dos componentes citoplasmáticos, noções de bioenergética e de codificação genética, DNA e síntese proteica são assuntos muito cobrados. Dê atenção às aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos.
  • Princípios básicos da Genética Clássica, fundamentos genéticos da evolução, conceitos que envolvem mutações gênicas e os aspectos genéticos da formação, alteração e manutenção da diversidade biológica merecem atenção.
  • Foque nos padrões fisiológicos observados nos seres vivos e na relação entre suas funções vitais e a adaptação a diferentes ambientes.

  • Não se esqueça de que formação da Terra e a origem dos seres vivos, teorias de evolução, seleção natural, seleção artificial e seu impacto em ambientes naturais e populações humanas são tópicos importantes.
  • Apesar de esse assunto ser abordado em um pequeno número de questões, fique atento aos aspectos sociais da biologia relacionando condições de vida com saúde pública e profilaxia de doenças.

Matemática e suas Tecnologias.

Compreende todas as áreas da matemática.

1º lugar: Operações com frações (9%)
2º lugar: Porcentagem (8%)
3º lugar: Análise de gráficos (7%)
4º lugar: Análise de tabelas (7%)
5º lugar: Estatística básica (7%)
6º lugar: Probabilidade (6%)
7º lugar: Relação entre Grandezas (6%)
8º lugar: Visualização geométrica (5%)

Fique de olho

  • Princípios fundamentais de contagem e relações entre grandezas são assuntos frequentes e incidentes nas questões do novo Enem.
  • O número de questões envolvendo geometria vem aumentando. Relações métricas no triângulo e cálculo de volume e áreas são alguns dos assuntos mais recorrentes. Além disso, existe uma tradição de questões de identificação de características de figuras geométricas e movimento (projeção ortogonal).
  • Funções polinomiais do primeiro e do segundo grau também são assuntos que caem bastante. As funções exponenciais e os logaritmos, mesmo sendo pouco cobradas, merecem atenção.
  • Noções de probabilidade, medidas de tendência central e interpretação de gráficos e tabelas devem ser objeto de estudo.
  • O número de questões que envolvem geometria analítica e resolução de sistemas de equações vem crescendo.

E aí, gostou das dicas? Pronto para estudar os temas mais cobrados no Enem?