Jogos Universitarios

Crianças que passam a vida se dedicando ao esporte, com disciplina, regras, horários e restrições, muitas vezes desistem de se profissionalizarem por causa desse excesso de cobrança. Talvez por falta de talento, falta de tempo, vontade de ter uma vida “normal”, porque cresceram demais ou de menos, não aguentaram a rotina, esses jovens atletas acabam se frustrando e deixam de lado a verdadeira paixão pelo esporte.

Para esses jovens talentos que não puderam ver suas carreiras deslancharem, existem os jogos universitários promovidos por diversos cursos onde as faculdade se enfrentam, tornando a competição uma verdadeira festa. Não importa o curso ou faculdade, cada atlética tem o seu evento para a disputa.

LEIA MAIS  XIV Fórum Internacional de Administração - Inscrições abertas!

Esses jogos se tornaram grandes eventos, com shows e muita diversão, sem esquecer dos esportes que não deixam de ser levados a sério, além de uma grande rivalidade entre as universidades. A cada ano, é escolhido um lugar para realização do evento, busca-se sempre cidades pequenas que possam concentrar as festas, jogos e hospedagem.

Os Jogos Jurídicos e os Jogos Universitários de Direito são os jogos estaduais do curso de Direito, onde todas as faculdades que tem o curso podem se inscrever. O segundo campeonato foi criado com a intenção de integrar as faculdades que não participavam dos Jogos Jurídicos Estaduais.

Realizado pela primeira vez em 1993, o JUCA- Jogos Universitários de Comunicação e Arte, é a competição mais popular entre os universitários dessa área e disputado por oito faculdades. No curso de Comunicação também é realizado o JUCS – Jogos Universitários de Comunicação Social, que conta com um número menos significativo de faculdades inscritas.

LEIA MAIS  Começa em 15 de setembro a I Feira do Vestibular em Guarulhos

O Engenharíadas é o campeonato das engenharias que reúne mais de 4.000 pessoas. Já o Economíadas, criado em 1991, reúne as principais faculdades de Administração e Economia.

Além desses, o Interunesp é o maior evento de jogos universitários promovido entre as atléticas da Universidade Federal Paulista. Em 2013 contou com 12 participantes na primeira divisão e 10 na segunda, o que mostra a sua dimensão. O Intermed se destaca por sua tradicionalidade entre as faculdades de Medicina, sua primeira edição ocorreu em 1966. E há também o Interfau que reúne estudantes de Arquitetura e Urbanismo, chega em 2014 na sua trigésima sexta edição.

Para os amantes de esporte, competição, disputas, e ótimas festas, os Jogos Universitários se apresentam como a combinação perfeita. Sem contar que você não pode ser um universitário de verdade sem passar por essa experiência. Não perca essa chance, a vida acadêmica passa tão rápido!

LEIA MAIS  Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista começam dia 6 de maio