ENEM: quais as vantagens para o vestibulando?

Este ano, 83 universidades públicas vão utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como processo seletivo. Algumas delas vão apenas complementar seus vestibulares, enquanto outras vão substituí-los pelo Sisu. Vestibulando, você já parou pra pensar na importância e no impacto dessa mudança na sua vida?

De agora em diante, você pode começar a prestar mais atenção nas questões do exame. Preparar-se melhor para o ENEM pode lhe render uma oportunidade ainda maior de entrar para a universidade dos seus sonhos. Cada vez mais, o Exame Nacional do Ensino Médio vai ganhar importância nos processos seletivos das faculdades, e sabe qual vai ser a maior vantagem para quem está fazendo vestibular? Ter de fazer menos provas, reduzindo a tensão e a necessidade de se adaptar a vários formatos de processos seletivos. O Exame também é um facilitador porque exige menos “decoreba” do conteúdo e mais demonstração prática do que você aprendeu no ensino médio. É uma prova interdisciplinar, contextualizada. Mas preste atenção: isso não diminui a dificuldade da prova, e sim torna mais tranquila a forma com que você precisa provar que consegue raciocinar corretamente e formular respostas para o que é pedido. Por isso, ainda assim é necessária uma preparação completa para realizar as provas, estudando diariamente.

LEIA MAIS  10 dicas para evitar o "branco"no vestibular

Ainda que a universidade para a qual você quer entrar não adote o sistema unificado – isto é, substituindo o vestibular regular pelo Exame -, a nota do ENEM pode ser aproveitada como bônus nos processos seletivos. Além disso, com as mudanças, fica mais fácil acompanhar a seleção nas universidades, já que o Sisu é um sistema online do MEC que permite ao vestibulando visualizar sua nota e fazer a escolha das vagas disponibilizadas para ingresso pelo ENEM.

Outra vantagem bastante interessante é que algumas empresas têm adotado o desempenho do ENEM como um critério de seleção para vagas de estágio e emprego. Isso significa que, se você não tem experiência profissional, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio pode ser um bom diferencial e uma ótima chance de conseguir um bom emprego!

LEIA MAIS  Fuvest manteve nível de dificuldade, analisam professores

Vai prestar o ENEM? Confira outros posts bacanas do Zé Moleza preparados especialmente pra você:

O ENEM em 5 passos

No ENEM, uma boa redação é fundamental

ENEM: como proceder na hora da prova

O que fazer às vésperas do ENEM

Como estudar sem se estressar