Dicas: como ser efetivado no estágio

Quem não quer sair da faculdade empregado? A dúvida é: o que fazer para aumentar as chances de permanecer na empresa? Se você está estagiando e quer ser efetivado quando se formar ou precisa de um empurrãozinho para procurar outras oportunidades de trabalho, aproveite as dicas que preparamos neste Dia do Estagiário!

Analise o grau de importância das atividades que você desempenha. Um estagiário cujas funções equivalem às de um profissional tem mais chances de ser contratado ao término do estágio. Caso você não tenha ocupação definida, trabalhe duro para ser indispensável.

Se a sua empresa não oferece relatório de acompanhamento, solicite o feedback dos seus superiores. Saber o que pensam de você e do seu trabalho é indispensável para melhorar seu desempenho. Se você não tiver retorno depois de várias tentativas, considere procurar outras oportunidades.

LEIA MAIS  10 dicas para estudar melhor segundo a ciência

Esteja atento para os sinais: quando há interesse na efetivação, os superiores costumam começar a repassar ao estagiário informações essenciais para um funcionário efetivo. Se o seu chefe parecer interessado em ensinar coisas úteis, ponto pra você!

Se você já é tratado como parte da equipe, comemore! Aproveite para intensificar ainda mais a relação, mas sem parecer forçado, é claro. O relacionamento interpessoal é um ponto muito importante para a efetivação!

As empresas costumam buscar estagiários para “moldá-los” a seu gosto, ensinando-os a política da empresa e os processos de trabalho sem nenhuma interferência de experiências anteriores. O que esperam de um estagiário é que ele atenda às principais necessidades da empresa, sempre procurando entender o seu funcionamento. Para isso, seja curioso: pergunte, seja proativo e não tenha medo de sugerir.

LEIA MAIS  10 hacks para você ser mais produtivo na hora de estudar

Comporte-se como um profissional! Com uma postura madura e proativa, contratá-lo será um processo muito natural. Quem procura desenvolver funções de maior responsabilidade já é visto como um profissional pronto para atender as necessidades da empresa.

Não se esqueça de oito características essenciais para chamar a atenção da chefia: respeito, comprometimento, interesse, espírito de equipe, iniciativa, liderança, atenção e bom relacionamento!

Tenha certeza de que é isso que você quer! Ter identificação com a empresa e estar satisfeito com os processos, o volume e os colegas de trabalho são pontos essenciais para sua efetivação não se transformar em um pesadelo.