Tá em dúvida sobre qual carreira seguir? O Zé Moleza junto com o Quero Bolsa, te dão uma mãozinha na escolha. Se liga na nova edição do nosso guia de carreira: Comércio Exterior ou Logística?
Pergunta enviada por Vitor Nascimento.
Uma dica que pode ajudar o Vitor e também quem está em dúvida entre as carreiras é se fazer estas três perguntas e buscar a resposta delas antes de se decidir:
1- Com o que eu quero trabalhar depois de formado?
Veja as opções que mais te agradam e entenda qual dos dois cursos possibilita um caminho mais curto até seu objetivo final. Lembre-se também de verificar se há especializações necessárias para pleitear as vagas de seu interesse.
2- Como está o mercado de trabalho, para as duas áreas, na sua região?
Pesquise sobre o mercado de trabalho. Mas vá mais fundo, veja qual a perspectiva das duas profissões para os próximos anos. Considere crises financeiras, variações nos índices de importação e exportação, flutuação de moeda etc. Tudo que pode influenciar na sua carreira deve ser do seu conhecimento, assim pode tomar uma decisão mais consistente.
3- Existem profissionais de Comércio Exterior atuando em Logística?
Primeiro dê uma olhada na grade do seu curso e compare-a com a de Logística. Viu algumas matérias em comum? Se sim, converse com professores e profissionais da área e veja se na região o mercado para Logística absorve profissionais de Comércio Exterior. Também é legal você olhar as vagas ofertadas na área de Logística e entender se você terá os requisitos ao final do curso.
Se, com as suas respostas, você identificar que as vagas que mais te interessam e estão mais próximas a você são restritas a profissionais de Logística, é realmente hora de considerar uma troca de curso. Mas, se você perceber que o curso de Comércio Exterior te agrada mais e que consegue inserção no mercado de trabalho até mesmo em Logística (que é sua segunda opção), é só ser estratégico e investir em cursos extras e em estágios profissionais durante a graduação!
Se você também está em dúvida sobre sua carreira, é só mandar sua pergunta para [email protected].
Pingback: Saiba como ser um Engenheiro Agrônomo | Blog do Zé Moleza