Guia de Carreira: Comércio Exterior ou Logística?

Tá em dúvida sobre qual carreira seguir? O Zé Moleza junto com o Quero Bolsa, te dão uma mãozinha na escolha. Se liga na nova edição do nosso guia de carreira: Comércio Exterior ou Logística?

Faço Comércio Exterior , porém é difícil no mercado de trabalho. Estou pensando em alterar para Logística no próximo semestre, o que acha?

Pergunta enviada por Vitor Nascimento.

Uma dica que pode ajudar o Vitor e também quem está em dúvida entre as carreiras é se fazer estas três perguntas e buscar a resposta delas antes de se decidir:

1- Com o que eu quero trabalhar depois de formado?

Veja as opções que mais te agradam e entenda qual dos dois cursos possibilita um caminho mais curto até seu objetivo final. Lembre-se também de verificar se há especializações necessárias para pleitear as vagas de seu interesse.

LEIA MAIS  Ortopedia: guia completo da carreira

2- Como está o mercado de trabalho, para as duas áreas, na sua região?

Pesquise sobre o mercado de trabalho. Mas vá mais fundo, veja qual a perspectiva das duas profissões para os próximos anos. Considere crises financeiras, variações nos índices de importação e exportação, flutuação de moeda  etc. Tudo que pode influenciar na sua carreira deve ser do seu conhecimento, assim pode tomar uma decisão mais consistente.

3- Existem profissionais de Comércio Exterior atuando em Logística?

Primeiro dê uma olhada na grade do seu curso e compare-a com a de Logística. Viu algumas matérias em comum? Se sim, converse com professores e profissionais da área e veja se na região o mercado para Logística absorve profissionais de Comércio Exterior. Também é legal você olhar as vagas ofertadas na área de Logística e entender se você terá os requisitos ao final do curso.

LEIA MAIS  Salários da área de contabilidade

Se, com as suas respostas, você identificar que as vagas que mais te interessam e estão mais próximas a você são restritas a profissionais de Logística, é realmente hora de considerar uma troca de curso. Mas, se você perceber que o curso de Comércio Exterior te agrada mais e que consegue inserção no mercado de trabalho até mesmo em Logística (que é sua segunda opção), é só ser estratégico e investir em cursos extras e em estágios profissionais durante a graduação!

Se você também está em dúvida sobre sua carreira, é só mandar sua pergunta para maria.fernanda@querobolsa.com.

1 comentário em “Guia de Carreira: Comércio Exterior ou Logística?”

  1. Pingback: Saiba como ser um Engenheiro Agrônomo | Blog do Zé Moleza

Comentários Fechados