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Com a proximidade do ENEM muitos estudantes acabam se descuidando com a alimentação. Para te ajudar, listamos abaixo algumas dicas das nutricionistas Priscila Maximino e Bianca Chimenti.

1Dias antes das provas do ENEM – durante o período de estudos

– Nunca faça somente almoço e jantar, comece seu dia pelo café da manhã, siga com lanche de manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, e, em alguns casos, o lanche da noite também é necessário.

– Troque o bombom de chocolate pelas barras de cereais ou pelas frutas. Isso porque o chocolate é rico em gordura, o que vai dar uma sensação calmante de “moleza”!

– A melhor fonte de energia para o vestibulando é o carboidrato, presente em massas e pães. Mas cuidado para não exagerar no recheio.

– Se não é possível comer em casa uma refeição balanceada, o vestibulando, em vez do gorduroso x-salada, pode optar por um sanduíche de frios sem frituras e sem maionese, acompanhado por um suco natural. – Na lanchonete, peça um suco ou uma vitamina com leite no lugar do refrigerante.

– Consuma muito líquido durante o dia (mais ou menos 2L), e 2 a 3 frutas por dia.

2Um dia antes da prova do ENEM

– Evite comer fora de sua casa e, especialmente, onde você não tenha confiança na procedência da comida;

– Não beba bebidas alcoólicas nem energéticos;

– Não exagere no café (30 a 50mL por dia no máximo);

3No dia e durante a prova do ENEM

– Evite alimentos ricos em gordura, porque possuem um tempo maior de digestão e podem causar sonolência. Exemplos: feijoada, molhos brancos à base de creme de leite, carnes gordurosas, frituras à milanesa, salgadinhos fritos.

– Não deixe de fazer nenhuma das refeições. Quando se fica muito tempo sem comer, os níveis de açúcar no sangue baixam, podendo causar sonolência, tonturas, suor frio e até mesmo desmaios.

– Leve uma barra de cereais ou biscoito salgado , um suco de fruta de caixinha e principalmente, uma garrafa de água de meio litro para comer e beber durante a prova.

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